Este artigo foi elaborado em 2007 com base em documentação da própria Vishay. Sugerimos que antes de usar o componente indicado que seja verificada sua disponibilidade no mercado e se existem versões mais recentes com melhor desepenho.
Lançada pela Vishay Semiconductors (www.vishay.com) apresentamos uma nova família de módulos receptores infravermelho para sistemas de controle remoto. Os novos componentes são todos fornecidos em invólucros com a pinagem mostrada na figura1.
Na tabela abaixo temos os tipos com as freqüências correspondentes de portadora.
Os novos componentes operam com tensões de 2,7 v a 5,5 V e possuem recursos que os torna imunes à luz ambiente. O foto-detector e o circuito amplificador estão integrados no mesmo invólucro, conforme podemos ver pelo diagrama de blocos da figura 2.
Na figura 3 temos um circuito típico de aplicação onde os componentes R1 e C1 são opcionais, servindo apenas para melhorar o desempenho do sistema em condições mais rígidas, filtrando a tensão de alimentação, comum ao microcontrolador ou outro circuito de processamento dos sinais. Para aplicações comuns os valores típicos destes componentes são R1 = 100 ? e C1 = 0,1 µF. A tensão de saída não precisa ter uma carga à terra para menos de 1 V. A carga capacitiva na saída deve ser menor do que 2 nF. Nesta aplicação, os sinais do receptor são aplicados diretamente a um microcontrolador.
O alcance chega a 45 m e a corrente de saída, assim como a corrente de alimentação são de 5 mA. Na dfigura 4 temos um diagrama horizontal de diretividade do dispositivo.
Quando sinais são aplicados na entrada do dispositivo na presença de interferência, por exemplo, lâmpadas fluorescentes sua sensibilidade diminui de modo a assegurar a integridade dos dados.