Preparamos esta informação técnica em 2009, com base em documentação do próprio fabricante. Antes de realizar qualquer projeto que utilize este sensor, lançado na época, sugerimos que se verifique a sua disponibilidade no mercado e se existem equivalentes mais recentes com melhores características.
A Vishay Intertechnology (www.vishay.com) anunciou recentemente um novo sensor de posição que pode ser obtido nas versões com furo e eixo D utilizando tecnologia de efeito Hall com características que possibilitam sua aplicação em ambientes rudes. A nova tecnologia Hall destes sensores permite que eles operem em locais sujeitos a vibrações intensas com intensidades até 20G e choques até 50G numa faixa de temperaturas de -45º C a +125º C. Estas características os dotam de grande vantagem em relação a sensores que utilizam outras tecnologias.
O sensor é otimizado para sensores de posição de pedais, aceleradores, direção, controle por fio, lançamento, controle de falhas, sistemas de sensores de suspensão em aplicações marítimas e aviônicas, caminhões, equipamentos agrícolas, guindastes e aplicações automotivas.
Com todos os ângulos elétricos disponíveis até 360º e nenhuma faixa morta, o dispositivo fornece uma linearidade melhor que +/-0,5%. Além disso, ele tem uma durabilidade longa, com mais de 10 milhões de ciclos para a versão em eixo D e mais de 5 milhões de ciclos para a versão com furo.
A tensão de alimentação é de 5 V (+/= 10%) mas outros valores estão disponíveis sob consulta. O dispositivo consome uma corrente típica de 10 mA e 16 mA para uma saída PWM. Além disso, ele possui uma proteção contra sobretensão de +20 V e 10 V para tensão inversa. A resistência de carga recomendada é de 10 k para saídas analógicas e PWM. Na figura 1 temos sua curva típica de saída PWM. O data sheet deste componente pode ser obtido no site da Vishay.