O artigo foi elaborado em 2011 com base em documentação de 2008. Sugerimos consultar a Texas sobre a disponibilidade do componente antes de se realizar projeto que o utilize. O artigo trata de um amplificador digital de alta potência (classe D) capaz de fornecer uma saída de 100 W em 4 ?.
A Texas Instruments fabrica o circuito integrado TAS5342 que consiste num amplificador digital estéreo de alto desempenho capaz de fornecer uma potência de até 100 W em 4 ? na configuração em ponte. Trata-se de circuito ideal para aplicações como micro e mini-sistemas de áudio, reprodutores de DVD e Home Theater.
Este amplificador apresenta características de baixa distorção harmônica (menor que 0,1% em 1W x 1 kHz) e opera com taxas PWM de 192 kHz a 432 kHz. Na figura 1 temos o seu invólucro.
Este invólucro possui uma placa superior para se fazer o acoplamento ao dissipador de calor.
O TAS5342 possui um sistema completo de proteção integrado no próprio chip, incluindo proteção contra subtensão, sobretemperatura, sobrecarga, curto-circuito e detector de atividade do PWM.
Um circuito de Power-on-reset é usado para eliminar o seqüenciamento da fonte que é necessário em alguns projetos.
As características de potência deste amplificador são:
a) Ponte (BTL)
* 2 x 100 W com 10% THD+N em 4 ?
* 2 x 80 W com 10% THD+N em 6 ?
* 2 x 60 W com 105 THD+N em 8 ?
b) Canal simples (estéreo)
* 4 x 40 W com 10% THD+N em 2 ?
* 4 x 30 W com 10% THD+N em 4 ?
c) Modo Paralelo
1 x 200 W com 10% THD+N em 2 ?
* 1 x 100 W com 10% THD+N em 3 ?
Na figura 2 temos as curvas de potência em função da tensão de alimentação, para a configuração em ponte (BTL)
.
Na figura 3 temos o diagrama de blocos típico de um sistema de som que utiliza este componente. Este projeto é para uma configuração de dois canais BTL.
A tensão de alimentação típica recomendada para meia ponte é de 31,5 V. Para os circuitos de gate-drive a tensão recomendada é de 12 V. O resistor de programação de sobrecorrente recomendado é de 27 k ? com um valor máximo de 47 k ?.
Um amplificador completo na configuração BTL é mostrado na figura 4.
O circuito precisa de uma fonte única de 12 V para a parte lógica e 31,5 V para as etapas de potência. O regulador de tensão interno fornece as demais tensões necessárias ao funcionamento dos diversos blocos do amplificador.
Para a realização de um projeto completo o leitor poderá obter informações não só sobre este circuito mas também sobre diversas outras configurações que são disponíveis no Datasheet do TAS5342.
Entre em contato com o distribuidor deste componente