A Texas Instruments destaca seu conversor boost especialmente indicado para aplicações em que diversos LEDs de alto-brilho devam ser excitados.
O componente, que recebeu a designação TPS61161 possui um comutador integrado de 40 V x 1,2 A que permite a excitação de até 3 LEDs de 1 W ligados em série.
Este componente apresenta recursos de alto desempenho, e uma faixa de tensões de entrada de 3 V a 18 v o que possibilita sua utilização em projetos alimentados por uma única célula de bateria, ou ainda em projetos que devam usar tensões de 9 V a 12 V.
Outra característica importante do componente está na possibilidade de se controlar o brilho dos LEDs digitalmente através de uma interface single-wire ou através de um sinal PWM. A interface digital interna pode programar 32 passos logarítmicos de brilho.
Como destaques temos ainda a partida suave, proteção no caso de LED aberto, sobre-corrente e sobre-temperatura.
Para a faixa de tensões de entrada de 3 a 18 V e que tem correntes de 0,6 A, sendo indicados para aplicações portáteis alimentadas por bateria que possuam pequenos displays, como LCDs de 3 a 4 polegadas.
Na figura 1 temos um circuito típico de aplicação.
Na figura 2 temos um circuito para 6 LEDs.
Características do TPS61165:
* Faixa de tensões de alimentação até 18 V
* FET de potência de 40 V x 1,2 A integrado
* Freqüência de comutação de 1,2 MHz
* Eficiência de 90%
Entre em contato com o distribuidor deste componente