O crescente número de dispositivos "inteligentes" em residências, escritórios e espaços públicos levou ao surgimento de um novo segmento de produtos no mercado: módulos que integram um display touchscreen com um sistema avançado de controle, baseado em microcontroladores modernos com amplas capacidades.
A seguir, apresentamos a linha de displays da marca Riverdi baseados em microcontroladores STM32. Esses displays combinam matrizes LCD (IPS) modernas com controladores integrados, permitindo tanto a criação de uma interface gráfica de usuário (GUI) quanto o controle completo do dispositivo. Esse design permite a construção de dispositivos compactos com operação intuitiva, baixo consumo de energia e multifuncionalidade.
Vale destacar que os produtos estão disponíveis em dois tipos de invólucros: individuais (com o prefixo SM no modelo) e em lotes. As embalagens individuais são recomendadas principalmente para clientes interessados em testar as soluções da Riverdi ou para designers de projetos individuais. Já os lotes são ideais para fabricantes interessados em montagem em série de displays, como em uma linha de produção, oferecendo um preço ligeiramente inferior.
Displays Inteligentes Riverdi
A integração do display com um microcontrolador STM32, baseado nas arquiteturas Cortex M4 e Cortex M7 (ou Cortex M33 nos modelos de 5 polegadas), fornece a base ideal para construir dispositivos que exigem uma interface clara, fácil de usar e ao mesmo tempo avançada. O fabricante oferece bibliotecas gratuitas para simplificar o processo de design da aplicação final.
As matrizes pertencem à categoria High Brightness IPS, ou seja, displays TFT com alto brilho (até 1200 cd/m2), contraste (1000:1) e cores vivas de uma paleta de 24 bits, garantindo boa visibilidade mesmo sob luz natural (como em dispositivos de uso público, como máquinas de bilhetes ou vending machines). Estão disponíveis em tamanhos de 3,5” (modelos para placas Núcleo da STMicroelectronics) e de 5” a 12,1”. Todos os modelos podem ser adquiridos através da TME, e os modelos de maior dimensão estão disponíveis mediante encomenda especial. As resoluções dos módulos alcançam té 1280x800 pixels, possibilitando interfaces universais, atraentes e responsivas. Com os microcontroladores STM32, é possível projetá-los e programá-los no ambiente TouchGFX com a ferramenta TouchGFX Designer.
Na placa PCB do display, encontram-se as conexões para as interfaces do microcontrolador STM32.
Displays para Produtos Nucleo
Ao contrário dos displays maiores e universais, os modelos de 3,5 polegadas têm um propósito específico: funcionam com módulos Nucleo da STMicroelectronics. Estes são módulos no padrão industrial, ideais para criação de protótipos ou painéis de controle de máquinas. São totalmente compatíveis com os kits NUCLEO-H563ZI e NUCLEO-U575ZI-Q. Possuem uma resolução de 320x480 pixels e são fornecidos com um painel touch (interface I2C) capaz de detectar até 5 pontos de toque. Eles têm uma memória integrada de 8MB, suficiente para armazenar gráficos, fontes e outros elementos da GUI. O fabricante também preparou projetos de demonstração para mostrar as capacidades desses módulos. Estes são os únicos modelos apresentados que não possuem um chip STM32 integrado.
Disponibilidade de Interfaces
O uso de microcontroladores STM32 confere aos displays Riverdi diversas características desejáveis. Em primeiro lugar, simplifica o projeto e a construção dos dispositivos finais. Em segundo, o engenheiro tem acesso a várias interfaces, que são incorporadas nos circuitos da STMicroelectronics. Suportam, entre outros, padrões de comunicação comuns em circuitos eletrônicos, como SPI, UART e I2C, bem como barramentos seriais RS232, RS485 e USB. Além disso, estão disponíveis outras interfaces, como conversores A/D e D/A (DAC, ADC), geradores PWM e pinos de uso geral (GPIO). Os displays também suportam a interface automotiva e industrial CAN, amplamente utilizada. Essa ampla funcionalidade permite que os módulos Riverdi sejam utilizados como o núcleo de várias aplicações.
Detecção de Toque Capacitiva
A maioria dos displays inteligentes da Riverdi está equipada com painéis touch PCAP (Projected Capacitive) de nível industrial, que são responsivos, duráveis e capazes de detectar múltiplos pontos de toque (mesmo sob condições ambientais adversas ou através de material de luvas). Os produtos estão disponíveis nas versões uxTouch e aTouch. No primeiro caso, são displays com frente de vidro arredondada e uma borda preta que se estende além da superfície ativa do LCD, prontos para serem montados em dispositivos com estética moderna e montados externamente ao gabinete. A colagem óptica com adesivo de resina especial aumenta a durabilidade do produto e melhora as propriedades ópticas, eliminando reflexos e proporcionando cores mais vivas. O painel aTouch possui o mesmo tamanho da matriz do display e é montado externamente (sua estrutura pode incluir furos de montagem padrão). O painel pode funcionar sob uma camada de vidro de até 6 mm de espessura.
Resistência
Um dos princípios fundamentais de design da marca Riverdi é garantir alta resistência dos módulos. A já mencionada colagem de painéis e matrizes com adesivo de resina contribui para uma maior resistência mecânica. Além disso, todos os displays foram projetados para aplicações industriais e para uso em dispositivos que operam ao ar livre (máquinas de uso público). Embora exijam uma carcaça selada, possuem uma ampla tolerância de temperatura: de -20°C a 70°C.
Versáteis, adequadas para qualquer aplicação
Resumindo: uma das principais características dos displays Riverdi é sua versatilidade e multifuncionalidade. O fabricante garantiu que os módulos possam ser alimentados por uma ampla faixa de tensões (de 6V a 48V DC). Como cada um dos displays apresentados é totalmente programável e suporta uma série de interfaces amplamente utilizadas, pode ser usado para modernizar máquinas/equipamentos antigos (mesmo em ambientes com interferência eletromagnética).
Os produtos foram projetados para implementação rápida em novos projetos, o que é especialmente importante atualmente, onde interfaces responsivas e intuitivas (HMI) com base em telas touch são fundamentais para dezenas de dispositivos: desde dispositivos de consumo, passando por terminais de controle para edifícios inteligentes, sistemas de ponto de venda (POS), equipamentos médicos, até máquinas industriais e de uso público (quiosques informativos, dispensadores, máquinas de bilhetes, etc.).