Em aplicações que envolvem o controle de potência a partir da rede de energia, um componente que pode ser tornar importante num projeto é o alternistor. O alternistor é um triac ou diodo de quatro camadas com características especialmente importantes para este tipo de aplicação.
Neste artigo, baseado em documentação da Mouser Electronics e do próprio fabricante tratamos um pouco de seu uso, de suas características e das aplicações.
No site da Mouser:
https://pt.mouser.com/new/littelfuse/littelfuse-qvxx25xhx-alternistor-triacs/
datasheet:
https://pt.mouser.com/pdfDocs/littelfuse_thyristor_QVxx25xHx_datasheet.pdf
Os alternistores da série QVxx25Hx da Littelfuse são oferecidos em invólucros TO-220, TO-220 AB ou TO-263 conforme mostra a figura 1.
Esses triacs são especificados para uma corrente rms de 25 A, uma tensão de 600 ou 800 V e uma corrente de disparo de 35 ou 50 mA;
Esta série permite um gerenciamento térmico mais fácil e maior sobretensão capacidade de manuseio em aplicações de controle de potência em CA, tais como controles de aquecedores, controle de velocidade de motores, controles de iluminação e comutação de relés. O alternistor TRIAC opera nos quadrantes I, II e III, e oferece alto desempenho em aplicações que exigem alta capacidade de comutação. Na figura 2 temos a curva características observando-se os quadrantes de operação.
Nas especificações deste componente o “x” da série tem significados importantes em relação às características, conforme mostrado na figura 3.
Dentre os gráficos que podem ser vistos no datasheet. Damos como exemplo a temperatura máxima do componente em função da corrente RMS no estado ligado.
No datasheet indicado mais especificações e gráficos de comportamento elétrico e térmico são dados, importantes para a realização de projetos.