Escolhemos para destaque neste artigo o LTC4249 da Analog Devices, um disjuntor dual de 65 V com monitores de corrente. O artigo foi baseado em informações do datasheet que pode ser acessado pela Mouser Electronics nos links dados.
Links:
a) Datasheet https://br.mouser.com/pdfDocs/ltc4249.pdf.
b) para compra na Mouser: https://br.mouser.com/new/analog-devices/adi-ltc4249-dual-ecb/
O disjuntor eletrônico duplo LTC®4249 (ECB) fornece proteção de sobrecorrente independente para um par de cargas. Cada canal tem uma entrada de habilitação de precisão, saída de monitor atual e saída de status pronto. Um único resistor configura o limite de ECB. Se qualquer um dos canais detectar uma condição de sobrecorrente, o disjuntor correspondente desconecta a entrada da carga.
Após um evento do disjuntor, a saída de status RDY de dreno aberto é reduzida e o ECB trava. Alternar a entrada de habilitação liga o BCE novamente após um período de resfriamento de 1 segundo. O temporizador de resfriamento, o sensor de superaquecimento, o detector de curto-circuito e o controlador de inrush impedem a operação fora da área de operação segura dos disjuntores.
Entradas habilitadas com precisão, saídas prontas e saídas analógicas de monitor de corrente permitem sequenciamento de tensão e aplicações de controle de corrente de polarização de malha fechada. Os canais de ECB podem ser colocados em paralelo conforme necessário. Aplicações de isolamento de carga e detecção de corrente reversa também são possíveis.
Na figura 1 temos um circuito de aplicação.
Na tabela abaixo temos os máximos absolutos.
As notas citadas podem ser acessadas no datasheet.
O LTC4249 pode ser obtido em dois tipos de invólucros que têm as pinagens também mostradas no datasheet.
Curvas de performance para se verificar o comportamento do componente auxiliam os projetistas, sendo dadas na folha de dados.
Na figura 2 temos um diagrama de blocos para a pinagem de 3 mm x 3mm que é diferente da outra configuração possível de 3 x 4 mm.
Além de informações detalhadas sobre a operação e a aplicação, circuitos práticos são fornecidos.
Assim, na figura 3 temos um circuito para compartilhamento de corrente para aplicações acima de 1,2 A.
Outro circuito interessante é o mostrado na figura 4 em que temos a ligação dos dois disjuntores de “costas” de modo a proporcionar o isolamento da carga e operar tanto com a corrente direta como inversa.
Finalmente, temos na figura 5 uma aplicação para 5 V apenas, alimentando duas cargas.
Ao comprar consulte a disponibilidade na Mouser e os códigos de pedido.