Este projeto é de grande utilidade pois serve tanto para a alimentação de equipamentos em prova como dos próprios provadores de componentes que descrevemos neste livro. A base do circuito é um regulador de tensão integrado LM317 que pode fornecer nesta fonte tensões de saída de 1,2 a 25 Volts, ajustadas num potenciômetro. O diagrama da fonte é mostrado na figura 1.

 

Figura 1
Figura 1

 

A disposição dos componentes com base numa placa impressa é mostrada na figura 2, observando-se a necessidade de um bom radiador de calor para o circuito integrado.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

Os diodos podem ser substituídos por equivalentes de 1,0 A ou mais, já que nesta ponte eles conduzem a metade do tempo, e o eletrolítico precisa ter uma tensão de trabalho de pelo menos 40V. O enrolamento do transformador ligado à rede deve ser compatível com sua tensão.

Para usar, o leitor tanto pode ajustar a tensão com base no seu multímetro, como pode colocar na sua saída um voltímetro.

Lista de material
Lista de material

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST