Este simples circuito imita o som de uma metralhadora, e com um capacitor maior também produz o som de uma pistola de repetição. Fácil de montar, ele usa poucos componentes, alguns dos quais obtidos de aparelhos fora de uso. Dentre as aplicações podem ser indicados brinquedos, efeitos sonoros em montagens mecatrônicas e robôs.
O princípio de funcionamento é o seguinte: quando pressionamos S1 o capacitor se carrega, mas instantaneamente, o relé abre seus contatos, interrompendo a alimentação pela atração da bobina. Com a interrupção, os contatos do relé não voltam imediatamente a sua posição normal, mas demoram uma fração de segundo, que é quanto o capacitor precisa para descarregar-se novamente pela bobina.
Com a volta dos contatos à condição inicial temos nova carga e o fenômeno se repete. Neste "abre e fecha" do relé circulam pulsos de corrente pelo alto-falante, produzindo um ruído semelhante ao de arma. A velocidade dos "tiros" dependerá do valor do capacitor e do tipo do relé usa- do (na resistência de sua bobina), devendo o leitor fazer experiências no sentido de obter o valor que dê melhor efeito.
Na figura 5 é exibido o diagrama completo do aparelho.

Na figura 6 temos a disposição dos componentes, que podem ser instalados numa caixinha para melhorar a acústica.

O relé pode ser de qualquer tipo com 6 V de bobina e corrente de no máximo 100 mA. Tipos econômicos de uso geral podem ser usados.
O capacitor pode ter valores entre 100 μF e 470 μF.
O interruptor S1 é de pressão e a alimentação é feita com 4 pilhas comuns de qualquer tamanho. O alto-falante pode ser de qualquer tipo ou tamanho com potência a partir de 1 W.
Para testar o aparelho, é só pressionar S1. Se os tiros forem muito lentos, diminua o capacitor C1.
















