Um dínamo de bicicleta acoplado a uma roda d'água, cata-vento ou algum dispositivo de acionamento manual (manivela, por exemplo) pode resultar numa miniusina geradora de energia elétrica para experimentos e demonstrações. Com a regulagem eletrônica da tensão gerada, podemos alimentar aparelhos sensíveis de 6 V, como por exemplo, pequenos rádios.
O circuito pode alimentar aparelhos que exijam até 1 A de corrente.
Na figura 23 temos o diagrama completo do aparelho.

Na figura 24 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.

O circuito integrado 7806 deve ser montado num pequeno radiador de calor. Se o leitor tiver dificuldades em encontrar este regulador, pode usar o 7805, ligando entre o terminal central e o ponto de 0 V um diodo 1 N4002 com o anodo do lado do CI. Os capacitores são eletrolíticos e C, deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 25 V.
O capacitor C2 deve ter uma tensão de trabalho de 6 V ou mais. O diodo D, admite equivalentes e G1 é um dínamo de bicicleta. Para testar o aparelho, gire rapidamente o dínamo, tendo como carga na saída do gerador uma lâmpada pequena de 6 V. Se a lâmpada não acender, inverta o sentido de rotação do dínamo ou seus fios de ligação.
Acendendo a lâmpada, verifique a rotação ideal que não cause variações de brilho, pois o circuito precisa de pelo menos 8 V na entrada para manter os 6 V na saída. Para alimentar aparelhos eletrônicos observe com cuidado a polaridade dos fios de ligação.
O que explicar:
Explique o funcionamento dos dínamos.
Explique a diferença entre dínamos e alternadores. Procure informações sobre o funcionamento de uma usina hidroelétrica.
Ideias para explorar:
Monte uma maquete com uma usina hidroelétrica, fazendo a água movimentar o dínamo por meio de uma roda de água. Uma excelente ideia de trabalho para Feiras de Ciências. Use o aparelho em sítios ou fazendas sem energia elétrica para alimentar lâmpadas e pequenos rádios com o vento ou com a água de uma pequena queda.
















