Na falta de um circuito para amplificar os sinais de um termopar num controle de temperatura ou outra aplicação industrial, a configuração dada na figura 1 pode ser uma solução interessante.

 


 

 

O CA3140 consiste em um amplificador operacional com transistores de efeito de campo de junção (JFET) na entrada, o que lhe dota de uma impedância de entrada extremamente elevada. O ganho do circuito é dado pela relação entre R3 e R1, com valores de componentes que podem ser alterados conforme a aplicação.

Observe que a fonte de alimentação utilizada não precisa ser simétrica, mas deve ter excelente filtragem dado o elevado ganho do circuito. Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem deste aplicativo. Também informamos que amplificadores operacionais equivalentes como os da série TL070 e TL080 podem ser experimentados.

 

Figura 2
Figura 2

 

 


 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST