Uma lâmpada neon e alguns componentes de sucata podem resultar neste interessante pisca-pisca decorativo de baixíssimo consumo de energia. Você poderá usá-lo para decorar seu quarto que não ficará totalmente às escuras durante a noite, ou então colocá-lo em brinquedos como, por exemplo, bonecos, aviões, carros etc.

Uma característica importante deste ultra-simples pisca-pisca é o seu baixo consumo de energia, de menos de 0,01 watt, o que significa que, mesmo deixando-o permanentemente ligado, não haverá aumento apreciável na sua conta de energia.

Além da lâmpada neon apenas três componentes são usados, podendo ser aproveitados de sua sucata.

 

 

FUNCIONAMENTO

 

O que temos é um oscilador de relaxação com lâmpada neon onde o resistor R1 e o capacitor C1 determinam a frequência das piscadas. A lâmpada neon só ioniza com pelo menos 80 V de tensão, por isso o aparelho só funcionará na rede de 110 V ou 220 V. Você poderá alterar C1 para mudar a velocidade das piscadas segundo sua vontade.

O diodo D1 tem por função fornecer a corrente contínua que carrega o capacitor e mantém as oscilações.

 

 

MONTAGEM

 

Na figura 1 temos o diagrama do aparelho.

 


 

 

 

Na figura 2 temos a montagem do pisca-pisca numa ponte de terminais.

 


 

 

 

O diodo D1 pode ser 1N4004, 1N4007, BY127 ou qualquer outro com tensão de trabalho de pelo menos 400 V.

O resistor de 1M não é crítico. Além de poder ser de 1/8, ¼ W ou mesmo ½ W seu valor pode oscilar entre 470 k e 2M2, sem problemas.

Para o capacitor C1 temos inúmeras possibilidades. Pode ser usado um de poliéster com qualquer valor entre 220 nF e 1 uF com tensão a partir de 100 V ou mesmo tipo antigos de papel ou óleo, caso em que as “marcações" poderão ser: 0,1 - .1 - 104 - .2 - 0,2 - .22- 0,22 - 224 - .47 - 0,47 - .5 - 0,5 - 474. Experimente sem medo!

Na figura 3 damos urna sugestão de caixinha com encaixe direto para a tomada, caso você opte por esta versão.

 


 

 

 

 

LISTA DE MATERIAL

 

NE-1 - lâmpada neon comum

D1 - 1N4004, 1N4007 ou BY127 - diodo de silício

C1 - capacitor - ver texto

R1 - 1M - resistor (marrom, preto, verde)

Diversos: ponte de terminais, fios, cabo de alimentação etc.

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST