Transmissores sempre foram assunto forte para nossas publicações do passado. Depois do sucesso do microtransmissor de FM, que milhares montaram, transmissores de todos os tipos eram cobiçados e pedidos por nossos leitores. O que descrevemos agora foi um projeto experimental, bastante interessante pelas suas características.

 


 

 

A revista foi a Eletrônica Total 41 de fevereiro de 1992. O projeto consistia num transmissor potente para a faixa de AM usando um FET de potência. Conforme alertamos, o projeto era experimental, pois o FET de potência, na verdade, não possui características que o levem a uma operação com rendimento alto nas altas frequências.

Assim, o montador deveria fazer experimentos com diversos FETs eventualmente conseguindo um que levasse a um bom rendimento o que era indicado pelo acendimento de uma lâmpada que piscava com a modulação.

Hoje, com a disponibilidade de MOSFETs melhores, o circuito pode ser montado com maior rendimento. Deve-se fazer experiências, o que pode interessar nossos leitores que gostam de descobrir coisas novas. É claro que naquela época, a faixa de AM ainda era muito usada e a possibilidade de se ter uma pequena emissora experimental de bom rendimento era algo que atraia nossos leitores.

O projeto tinha como base um oscilador com transistor bipolar que determina a frequência de operação do circuito. O sinal deste oscilador era aplicado a uma etapa amplificadora com um MOSFET de potência, dos primeiros tipos que começavam a se tornar disponíveis na época.

A placa de circuito impresso, algo volumosa, pela corrente que o circuito drenava era dada no artigo. A modulação poderia ser feita por qualquer amplificador externo de pelo menos 2 W de potência. Um circuito modulador com o circuito integrado TDA2002 era fornecido.

Fez sucesso, com muitos leitores fazendo experiências e, é claro usando em trabalhos de cursos técnicos e até mesmo em demonstrações. Recebemos muitos elogios.

Você pode montar o circuito e ver o vídeo que descreve o projeto em:

Transmissor AM com FET de potência (ART4965)

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=H_TOTB-5Sgk