O Nervo-teste é um jogo eletrônico tradicional. O jogador deve passar uma argola de metal por um arame tortuoso, sem deixá-la encostar nesse arame. Se isso ocorrer o circuito dispara indicando uma falta. Vence quem conseguir passar a argola até o final do arame ou ainda que cometer menos faltas.
A versão da figura 1, dispara por certo intervalo de tempo um oscilador, que emite um som, sempre que houver um toque da argola no arame (falta).
O circuito é temporizado, o que quer dizer que independentemente de quão pequeno seja o toque, o som emitido tem sempre a mesma duração. Essa duração depende de C1 e de R1, componentes que podem ser alterados pelo montador.
O transdutor é do tipo cápsula piezoelétrica de alta impedância e a alimentação do circuito pode ser feita por pilhas ou bateria comuns. O consumo é muito baixo, já que ele ocorre praticamente somente quando o som é produzido.
Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem do Nervo-Teste.
A argola e arame tortuosos são feitos com pedaços de fio nu rígido grosso (16 ou 18).
Teste o aparelho, encostando por um instante a argola no arame tortuoso. O aparelho deve emitir som por alguns segundos. Se quiser alterar esse tempo, modifique o valor de C1.
Semicondutor:
CI-1 – 4093 – circuito integrado CMOS
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 – 1 M Ω – marrom, preto, verde
R2 – 47 k Ω – amarelo, violeta, laranja
Capacitores:
C1 – 1 µF a 10 µF x 16 V ou mais - eletrolítico
C2 – 100 µF x 12 V – eletrolítico
Diversos:
X1, X2 – Argola e arame tortuoso – ver texto
X3 – Transdutor piezoelétrico – ver texto
S1 – Interruptor simples
B1 – 6 ou 9 V – 4 pilhas pequenas ou bateria
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.