Se você tem dificuldade em ouvir estações de ondas curtas distantes em seu rádio alimentado por fonte, devido à interferências, ou se na imagem de seu televisor analógico para a faixa de VHF aparecem linhas e chuviscos em determinados momentos, quando alguém nas vizinhanças liga algum eletrodoméstico, é sinal de que você precisa de um filtro.

O filtro apresentado resolve os problemas de interferências que chegam ao seu rádio AM, OC ou televisor através da rede de energia. Para as interferências que vêm através do espaço, na forma de ondas, este filtro não serve, por isso será interessante considerar essa hipótese caso o filtro não funcione como se espera.

A ligação do filtro é feita intercalando-o entre a rede de energia (tomada) e o aparelho interferido ou entre a tomada e o aparelho interferente, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1- Usando o filtro
Figura 1- Usando o filtro

 

A montagem é simples, podendo ser realizada em uma caixa plástica ou metal, conforme disposição mostrada na figura 2.

 

Figura 2 - Disposição dos componentes do filtro
Figura 2 - Disposição dos componentes do filtro

 

As bobinas são formadas por 50 ou mais espiras de fio comum ou 22 AWG em um bastão de ferrite de aproximadamente 10 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Os capacitores devem ser de poliéster com pelo menos 250 V de tensão de trabalho se a rede for de 110 V, e pelo menos 400 V se a rede for de 220 V.

O circuito consiste num filtro passa-baixas onde os capacitores curto-circuitam os sinais interferentes. Este filtro funcionará bem na eliminação de sinais interferentes acima de 100 kHz.

 

L1, L2 - Bobinas- ver texto

C1, C2- 100 nF- capacitores de poliéster - ver texto

Diversos: bastões de ferrite, fios, solda, caixa para montagem, plugue e tomada.