Nosso primeiro projeto consiste num carregador que pode carregar 2, 4 ou 6 pilhas de Nicad com limitação de corrente. As pilhas indicadas são as pequenas (AA).
Operando a partir da rede de energia ele precisa de 14 a 16 horas para dar uma carga completa em grupos de 2 até 6 pilhas, sem modificações no circuito.
Tudo que o leitor tem de fazer é colocar as pilhas em suportes apropriados e ligar as garras jacaré nos pólos, observando a polaridade e deixar de um dia para o outro.
O LED1 do aparelho ficará aceso, indicando a carga, o que é muito importante, pois se uma pilha estiver com mau contacto no suporte a corrente não passa. Se isso ocorrer, o LED indicará.
O resistor foi dimensionado para fornecer ao circuito uma corrente de carga da ordem de 15 mA o que é o exigido para a maioria das pilhas AA. Com alteração desse resistor poderemos também carregar pilhas médias e grandes.
Na figura 1 temos o diagrama completo do carregador.
Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais.
O transformador tem enrolamento primário de acordo com a rede local e secundário de 6 + 6 V com corrente de pelo menos 200 mA. O resistor R1 deve ser de pelo menos 1/2 W já que tende a aquecer um pouco durante a carga.
Para a conexão das pilhas use uma garra vermelha e uma preta e para colocação das pilhas em carga é interessante ter suportes de duas, quatro e seis pilhas.
Para usar o aparelho, é só colocar as pilhas no suporte e ligar as garras. No momento em que isso for feito, o LED acende indicando que a corrente está passando. Se não acender, ajuste as pilhas no suporte, pois pode haver alguma com mau contacto.
Observe que a garra 1 (vermelha), é ligada ao fio vermelho do suporte de pilhas.
Um procedimento importante é deixar as pilhas descarregar totalmente antes de dar nova carga, para que não ocorra o efeito memória.
Semicondutores:
D1 - 1N4004 - diodo de silício
LED - LED vermelho comum
Resistores:
R1 - 220 ? x 1/8 W - vermelho, vermelho, marrom
R2 - 2,7 k ? x 1/8 W - vermelho, violeta, vermelho
Capacitores:
C1 - 470 µF x 25 V - eletrolítico
Diversos:
S1 - Interruptor simples
T1 - Transformador com primário de acordo com a rede de energia e secundário de 6 + 6 V x 200 mA a 300 mA
G1, G2 - Garras jacaré - vermelha e preta
Ponte de terminais, cabo de alimentação, suportes de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.