Este é um simples órgão de brinquedo que pode servir para tirar algumas melodias simples, reproduzidas num pequeno alto-falante. A alimentação pode ser feita com duas ou quatro pilhas e o número de teclas pode ir de 7 a 14 (uma ou duas oitavas).
Pela alteração do capacitor C1 podemos escolher a oitava em que o circuito vai oscilar, dando assim sons mais graves ou agudos. Valores entre 10 nF e 220 nF podem ser experimentados.
O montador que quiser sofisticar o projeto pode até incluir uma chavinha para comutar C1.
O teclado pode ser feito tanto com chapinhas de metal ou interruptores de pressão. Também podem ser usadas pontas de prova ligadas em (A), tocando nos diversos pontos em que estão ligados os trimpots.
O órgão descrito é monofônico, ou seja, não permite que duas notas sejam tocadas ao mesmo tempo. Se isso ocorrer o som será de uma terceira nota diferente. Na figura 1 temos o diagrama do órgão.
Como se trata de montagem simples, damos a montagem em ponte de terminais mostrada na figura 2.
Para melhor qualidade de som, o alto-falante pode ser instalado numa pequena caixa. No interior da caixa ficará também o circuito, com ligações para o teclado externo. Na figura 3 temos uma sugestão de montagem do teclado.
Cada trimpot faz o ajuste de uma nota. Os resistores são de 1/8 W e os demais componentes são comuns. Para afinar, faça isso com cada nota de forma independente.
Q1- BC548 - transistor NPN de uso geral
Q2 - BC558 - transistor PNP de uso geral
R1 - 10k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, laranja
R2 - 1k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho
C1- 47 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C2 - 100 µF - capacitor eletrolítico para 6 V ou mais
TC1 a TCn - Teclas -0 ver texto
FTE - 4 ou 8 Ω - pequeno
S1 - Interruptor simples
B1 - 3 V ou 6 V- 2 ou 4 pilhas pequenas
Diversos:
Ponte de terminais, suporte de pilhas, suporte para o teclado, caixa paa montagem, fios,, etc.