Eis um circuito simples que serve para aumentar a sensibilidade de fones de alta impedância (cristal ou magnético acima de 2 000 ?). Rádios experimentais, intercomunicadores e experiências diversas que usam fones ficarão facilitadas com maior sensibilidade de entrada.
Este amplificador é extremamente simples, pois usa apenas 1 transistor e pode ser alimentado com tensões de 3 a 9 V. O ideal é 6 V vindos de 4 pilhas pequenas que terão grande durabilidade dado o baixo consumo da unidade.
Podemos ligar fontes de sinal fracas como rádios de cristal (galena), detectores de rádios experimentais, microfones nas entradas E e T e obter o sinal na saída para o fone, com amplificações que vão de 20 a 200 vezes, conforme o transistor empregado e os valores de R2 e R3.
Estes componentes podem ser alterados. R2 pode ter valores entre 47k e 470 k sendo escolhido o maior que resulte no sinal sem distorção.
R3 ficara entre 4k7 e 100k, também sendo escolhido por experiência.
Os capacitores eletrolíticos são para 9 V ou ais e os resistores de 1/8 E. Na figura 1 temos o diagrama completo do amplificador.
Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais.
Montado numa caixinha plástica, a entrada E e T pode ser obtida por um par de fios com garras para maior facilidade de uso. A saída é um jaque de acordo com o plugue do fone.
Não há controle de ganho mas pode-se adaptar na entrada um potenciômetro de 10k a 100 k.
Q1 - BC548 ou equivalente - qualquer transistor NPN de uso geral
R1 - 1k - resistor - (marrom, preto, vermelho)
R2 - 100k - resistor (marrom, preto, amarelo)
R3 - 33k - resistor (laranja, laranja, laranja)
C1- 10 µF - capacitor eletrolítico
C2 - 100 µF - capacitor eletrolítico
S1 - Interruptor simples
B1 - 6 V- 4 pilhas pequenas
Diversos:
Suporte para 4 pilhas pequenas, jaque de saída, ponte de terminais, fios, garras jacaré, etc.