O movimento de braços mecânicos, robôs e outros automatismos estudados em mecatrônica é obtido através de motores silenciosos.
Numa demonstração pode ser interessante ter algum tipo de efeito sonoro que imite o ruído de um motor de forma mais forte, modo a dar mais realismo ao funcionamento de tais dispositivos.
O circuito que propomos é simples e pode ser alimentado com tensões de 3 a 6 volts.
O rendimento do circuito é muito bom e o pequeno alto-falante pode ser embutido no automatismo ou instalado numa caixinha de apropriada.
O circuito possui ainda um ajuste de frequência que serve como acelerador para o efeito e que pode ficar ao alcance do operador ou mesmo ser acoplado a algum dispositivo de acionamento automático.
Basicamente o projeto consiste num oscilador onde a freqüência tanto é determinada por C1 (que pode ser alterado) como pelo ajuste de P1 (que funciona como "acelerador").
Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho.
Na figura 2 mostramos a disposição dos componentes numa ponte de terminais que é a versão mais simples e mais imediata principalmente para os iniciantes.
Os transistores admitem equivalentes e inclusive Q2 pode ser um BD136 ou TIP32 e o circuito alimentado com 12 V para maior potência.
Neste caso, entretanto, a alimentação deve vir de fonte ou bateria, pois um simples conjunto de pilhas não teria condições de fornecer a energia exigida.
O alto-falante pode ser de 5 a 10 cm com 4 ou 8 ? de impedância.
Os resistores são de 1/8 W ou maiores e o eletrolítico é para 12 V.
Para testar o aparelho é só ligar sua alimentação.
Devem ocorrer estalidos em maior ou menor velocidade conforme ajustamos o potenciômetro.
Faça o ajuste para obter o som equivalente a um motor.
Comprovado o funcionamento é só instalar o conjunto numa caixa e usar o aparelho da melhor maneira, embutindo-o na sua montagem de robótica ou mecatrônica ou onde quiser.
Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral
Q2 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral
FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante pequeno
S1 - Interruptor simples - opcional
B1 - 3 ou 6 volts - 2 ou 4 pilhas - ver texto
P1 - 1 M ? - potenciômetro
R1 - 10 k ? - marrom, preto, laranja
R2 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho
C1 - 10 µF/12 V - capacitor eletrolítico
Diversos:
Ponte de terminais, caixa para montagem, suporte para duas ou quatro pilhas (opcional), botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.