Este circuito simples pode ser usado para reforçar o sinal de fontes que não sejam capazes de excitar seu amplificador, a entrada de seu PC, tais como microfones de baixa e média impedância, fonocaptores, captadores de violão e guitarra, etc.

O circuito é muito simples e compacto podendo até ser instalado dentro da fonte de sinais, devendo ser intercalado entre a fonte de sinal e o próprio amplificador.

A alimentação poderá ser feita com tensões de 6 a 9 V obtida de pilhas comuns ou de uma bateria. Como a corrente exigida é muito baixa, a durabilidade de pilhas e baterias será bastante grande.

O nível de sinal de saída depende do nível do sinal de entrada e da amplificação. No caso, esta amplificação é da ordem de 50 vezes, mas pode ser alterada com a troca do resistor R1 e também pelo ajuste de P1.

Este potenciômetro (ou trimpot) P1 justamente permite que se ajuste o ganho do circuito com a fonte de sinal de modo a se obter uma saída sem distorção capaz de excitar o amplificador externo.

Na figura 1 temos o diagrama completo deste simples pré-amplificador de áudio.

 

Diagrama do pré-amplificador
Diagrama do pré-amplificador

 

Na figura 2 temos uma sugestão para a disposição dos componentes numa ponte de terminais já que se trata de montagem extremamente simples.

 

Montagem do pré numa ponte de terminais.
Montagem do pré numa ponte de terminais.

 

É claro que os leitores mais habilidosos que desejam uma montagem mais compacta podem usar uma placa de circuito impresso, lembrando que para fontes de sinais estéreo e amplificadores estéreo precisaremos de um pré-amplificador deste para cada canal.

As ligações devem ser curtas para que não ocorra a captação de zumbidos e, de preferência, deve ser usada uma caixinha de metal ligada ao negativo da fonte, para servir de blindagem.

O transistor BC549 proporciona maior ganho e menor nível de ruído, mas nas aplicações comuns podem ser usados os BC548 e mesmo BC547 sem problemas.

Os resistores são todos de 1/8 W ou mais e os capacitores eletrolíticos devem ter tensões de trabalho mínimas indicadas na lista de materiais.

Para provar a unidade basta ligála àentrada auxiliar (AUX) de qualquer amplificador e injetar um sinal em sua entrada, ajustando P1 para obter o melhor níel de saída sem distorção.

 

Semicondutores:

Q1 - BC549 ou equivalente - transistor NPN de baixo ru¡do

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 1 M ? - marrom, preto, verde

R2 - 10 k ? - marrom, preto, laranja

R3 - 22 k ? - vermelho, vermelho, laranja

R4 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho

P1 - 100 k ? - trimpot ou potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - 10 µF/6 V - eletrolítico

C2 - 22 µF/12 V - eletrolítico

C3 - 4,7 µF/12 V - eletrolítico

C4 - 100 µF/12 V - eletrolítico

 

Diversos:

S1 - Interruptor simples

B1 - 6 ou 9V - 4 pilhas ou bateria

J1, J2 - jaques de entrada e saída ou plugues

 

Ponte de terminais, caixa para montagem, fios blindados, botão de para o potenciômetro, conector de bateria ou suporte de pilhas, fios, solda, etc.