Descrevemos uma montagem experimental didática que pode ser realizada numa matriz de contactos. Trata-se de circuito ideal para ensinar a trabalhar com lógica CMOS e tem seu efeito decorativo que é o acendimento de LEDs com cores que se alternam.
O circuito é alimentado por pilhas ou fonte de 5 a 12 V e sua finalidade a fazer com que dois LEDs de cores diferentes pisquem de forma alternada. A freqüência das piscadas pode ser ajustada numa ampla faixa de valores.
Na verdade, com um ajuste muito lento e o uso de LEDs verde e vermelho, o circuito pode ser utilizado como um semáforo experimental.
O consumo do circuito é bastante baixo o que possibilita a utilização de pilhas como fonte, no entanto, para uma operação prolongada pode ser usada uma fonte.
Os componentes usados são comuns e de baixo custo. A montagem também poderá ser feita numa placa de circuito impresso além da matriz de contactos que seria a versão ideal para uma aplicação didática. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.
Os resistores são de 1/8 W e o trimpot é comum, não sendo crítico seu valor, pois valores entre 100 k Ω e 470 k Ω funcionarão. O capacitor C1, que também influi na freqüência pode ter valores até 10 µF.
Os LEDs são comuns de qualquer cor, dependendo apenas da aplicação que o leitor pretende para o aparelho. Para testar o aparelho basta ligar a alimentação e para usar basta ajustar P1 para a freqüência desejada.
Se os dois LEDs piscarem ao mesmo tempo, inverta um deles. Os fios de ligação aos LEDs podem ser longos.
CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS
LED1, LED2 - LEDs comuns de qualquer cor
R1 - 10 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja
R2 - 470 Ω x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, marrom (para 6 V) ou 1 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho (para 9 ou 12 V)
P1 - 1 M Ω - trimpot
C1 - 1 µF - capacitor eletrolítico para 12 V ou mais
S1 - Interruptor simples
B1 - 6, 9 ou 12 V - pilhas, bateria ou fonte
Diversos:
Placa de circuito impresso ou matriz de contactos, suporte de pilhas ou conector de bateria, fios, solda, etc.