Este projeto é baseado no circuito integrado TLC7555 que é a versão CMOS do conhecido circuito integrado 555. Com as características dos integrados CMOS, este circuito tem um baixíssimo consumo, sendo por esse motivo, ideal para um sinalizador que deva ficar ligado por muito tempo.
Seu consumo é de apenas 250 uA, o que garante uma enorme autonomia para a bateria usada na sua alimentação. O LED dará uma piscada a cada dois segundos, mas esta frequência pode ser aumentada, bastando para isso diminuir C1 para 2,2 µF ou mesmo 1 µF.
Os resistores R2 e R3 determinam a relação marca-espaço das piscadas, ou seja, intervalo-duração, também podendo ser alterados.
Na figura 1 temos então o diagrama completo do aparelho.
Na figura 2 temos a placa de circuito impresso para sua montagem.
Os resistores são de1/8 W e os capacitores são eletrolíticos com tensões de trabalho de 12 V ou mais. Para testar o aparelho, basta ligar a alimentação. O LED deve piscar.
Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação definitiva do circuito. Uma aplicação é em falso alarme de carro, piscando o LED no painel. Neste caso, a alimentação pode vir da bateria do carro, como aumento de R1 para 1 k.
CI-1 - TLC755 - 555 CMOS - circuito integrado
D1- 1N4148 - diodo de uso geral
LED - LED vermelho ou de outra cor
R1 - 560 Ω x 1/8 W- resistor - verde, azul, marrom
R2 - 1M Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, verde
R3 - 4,7 k Ω x 1/8 W- resistor - amarelo, violeta, vermelho
B1- 6 ou 9 V - 4 pilhas ou bateria
C1 - 4,7 µF- capacitor eletrolítico
C2 - 10 µF- capacitor eletrolítico
Diversos
Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.