Eis uma montagem simples que pode ser usada em diversas aplicações tais como decoração, brinquedos, robôs e até mesmo numa bicicleta.
O circuito consiste num oscilador que faz piscar alternadamente dois LEDs brancos de potência, do tipo que já pode ser encontrado com facilidade em muitas casas de material eletrônico (www.reidosom.com.br).
A operação é feita com 6 V de pilhas ou fonte e a luminosidade dos LEDs é suficiente para que eles sejam visíveis a uma boa distância.
Como Funciona:
A base do circuito é um multivibrador astável com dois transistores, uma configuração bastante explorada em projetos eletrônicos. Cada transistor só conduz a corrente por um certo tempo, determinado pelo valor de C1 e C2.
Se ligarmos um LED a cada transistor, eles piscarão alternadamente em intervalos regulares que vão depender justamente dos valores desses capacitores. Os valores indicados no projeto original são de 220 µF, mas o leitor pode fazer experiências com valores entre 47 µF e 470 µF, tanto para C1 como C2.
Mesmo os resistores R2 e R3 não são críticos. Dependendo dos transistores usados, se forem "duros" para oscilar o leitor pode fazer experiências alterando R2 e R3 para valores na faixa de 15 k ? a 56 k ?.
Os LEDs são brancos de alta potência, podendo ser instalados até a alguma distância do aparelho. Na figura 1 temos uma sugestão de instalação.
![Sugestão de montagem. Sugestão de montagem.](/images/stories/mini/min0008_01.jpg)
Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.
![Diagrama completo. Diagrama completo.](/images/stories/mini/min0008_02.jpg)
Na figura 3 temos a montagem feita numa ponte de terminais. Essa ponte, com os demais componentes pode ser instalada numa caixa plástica. Somente os fios para os LEDs saem dessa caixa.
![Montagem numa ponte de terminais. Montagem numa ponte de terminais.](/images/stories/mini/min0008_03.png)
Na montagem observe cuidadosamente a polaridade dos LEDs, pois se forem invertidos o aparelho não funciona.
Terminando a montagem é só ligar o aparelho. Os LEDs devem piscar alternadamente quando alimentarmos o aparelho. Se algum LED não acender, verifique se não está invertido.
Se não houver piscada nenhuma, confira a ligação dos transistores. Se as piscadas forem lentas ou rápidas demais, altere C1 e C2. Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação.
Q1, Q2 - BC548 - transistores NPN de uso geral
C1, C2 - 220 µF x 12 V - capacitores eletrolíticos
LED1 e LED2 - LEDs brancos de alta potência
S1 - Interruptor simples
B1 - 4 pilhas pequenas ou médias (ou fonte)
R1, R4 - 220 ? x 1/8 W - resistores - vermelho, vermelho, marrom
R2, R3 - 22 k ? x 1/8 W - resistores - vermelho, vermelho, laranja
Diversos:
Ponte de terminais, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.