O circuito mostrado na figura 1 tem por finalidade controla a potência de um motor de corrente contínua e também seu sentido de rotação.
Dentre as aplicações possíveis sugerimos o uso em posicionamento de servos utilizados em aplicações industriais de controle de movimento.
Os dois transistores devem ser montados em radiadores de calor compatíveis com a potência do motor.
Com os transistores utilizados pode-se controlar motores de corrente contínua especificados para tensões entre 6 e 12 V com correntes até 2 A.
A fonte de alimentação deve ser simétrica de acordo com a tensão do motor.
Dependendo da aplicação, o circuito pode se tornar sensível ao ruído das escovas do motor caso em que capacitores de desacoplamento despolarizados de 10 a 100 µF podem ser necessários.
Este capacitor deve ser ligado em paralelo com o motor.
Amplificadores operacionais equivalentes ao LM358 podem ser empregados e o ganho do circuito que vai determinar sua resposta pode ser alterado em R4, dependendo das características do motor utilizado.
Na figura 2 temos uma sugestão de placa de circuito impresso, observando-se o espaço deixado para os dissipadores de calor dos transistores.
(figura 2)
Na montagem, mantenha as trilhas das correntes principais largas o suficiente para poderem trabalhar com a corrente exigida pelo motor.
CI-1 – L358 – amplificador operacional
Q1 – TIP31 – transistor NPN de potência
Q2 – TIP32 – transistor PNP de potência
M – Motor DC – ver texto
R1, R2, R5, R6 – 1 k Ω x 1/8 W – resistores – marrom, preto, vermelho
R4 – 100 k Ω x 1/8 W – resistor – marrom, preto, amarelo
P1 – 10 k Ω – potenciômetro linear
Diversos:
Placa de circuito impresso, radiadores de calor para os transistores, fios, solda, etc.