Na figura 1 mostramos um simples circuito foto-elétrico que tanto pode ser usado em alarmes como em demonstrações.
Esse circuito dispara um relé quando um pulso de luz incide no sensor, que nada mais é do que um LDR comum. Trocando a posição do sensor, conforme mostra a figura 2, o alarme vai disparar quando fizermos sombra no mesmo.
Como se trata de circuito muito simples, sua montagem pode ser feita com base numa ponte e terminais, conforme mostra a figura 3.
A carga alimentada pode operar com correntes até 3 A para o SCR indicado, mas acima de 500 mA ele deve ser montado num radiador de calor.
Também é importante observar que existe uma queda de tensão de 2 V no SCR quando ele dispara, o que significa que a carga recebe 2 V a menos da alimentação quando ocorre o disparo.
Assim, se a carga for de 6 V é preciso que circuito seja alimentado com pelo menos 8 V. No caso, uma tensão de 9 V é o ideal. Para uma carga de 12 V a pequena diferença pode ser desconsiderada se ela funcionar bem com 10 V.
P1 faz o ajuste da sensibilidade. Para maior diretividade e sensibilidade o LDR pode ser instalado num tubinho opaco.
Observamos que esse circuito tem trava. Quando ele dispara por luz ou sombra, o SCR permanece ligado mesmo depois que a luz oun sombra tenham sido removidos do sensor. Para desligar o circuito é preciso interromper por um instante sua alimentação.
SCR - TIC106 (qualquer sufixo) - diodo controlado de silício
LDR - qualquer LDR comum
Carga - ver texto
P1 - 100 k ? - trimpot ou potenciômetro
R1 - 22 k ? x 1/8 W - resistor - vermelho, vermelho, laranja
Diversos:
Fonte de alimentação, ponte de terminais, radiador de calor para o SCR, fios, solda, etc.