Esta montagem é bastante interessante, podendo ser usada para muitas aplicações práticas. Trata-se de um sensível circuito que permite o acionamento ou desligamento de aparelhos eletrônicos com o simples toque dos dedos, pela resistência elétrica que eles representam à circulação da corrente.
Temos então, conforme mostra a figura 1, dois sensores feitos de metais condutores (uma placa de circuito impresso apropriadamente trabalhada).
Quando tocamos no primeiro sensor, de modo que a corrente circule pelos nossos dedos, o relê é acionado, estabelecendo assim a alimentação de um aparelho eletrônico.
Quando encostamos os dedos no segundo sensor, a corrente faz com que o relê desligue e, portanto, cesse a alimentação do aparelho.
Em suma: tocando em um, ligamos e tocando no outro, desligamos.
O leitor pode usar este circuito para acender lâmpadas, acionar aparelhos de som, dispositivos de chamada, e em muitas outras aplicações interessantes.
O circuito usa um integrado do tipo 4011 e um transistor NPN de uso geral, conforme mostra o diagrama da figura 2.
O circuito integrado C-MOS 4011 consiste em\quatro portas NAND de duas entradas, das quais apenas duas são usadas em nosso caso. Estas portas são então ligadas de tal modo a formar um flip-flop, ou seja, um circuito que admite apenas dois estados possíveis: condução e não condução.
Estes estados são determinados pela excitação de suas entradas, no caso de grande impedância de entrada e sensibilidade.
Assim, ao tocarmos nos terminais correspondentes à LIGA, a primeira porta é levada a um nível de saída alto, ao mesmo tempo em que inibe a saída da segunda porta mantendo-a no nível baixo.
Quando tocamos nos terminais DESLIGA, a segunda porta é acionada, sendo levada ao nível alto de saída, ao mesmo tempo em que a primeira, que tem o transistor de excitação do relê, é mantida no nível baixo, portanto, desligada.
O transistor usado pode ser qualquer NPN para uso geral de baixa potência, como o BC547, e o relê deve ser do tipo sensível para 6 ou 9 V.
A tensão de alimentação do circuito deve situar-se na faixa dos 6 aos 12 V, podendo ser feita por pilhas ou bateria comuns.
O consumo de corrente da unidade na posição DESLIGA é extremamente baixo, e na posição LIGA, este depende fundamentalmente da corrente exigida pelo relê para o seu acionamento.
Na figura 3 mostramos uma sugestão de placa de circuito impresso para este aparelho e também os sensores.
Veja que as duas outras portas NAND deste mesmo integrado podem ser aproveitadas para a realização de um outro circuito igual, obtendo-se assim um controle de toque duplo.
Basta usar então mais um transistor, um relê e dois resistores de 10 M. A fonte de alimentação será comum.
Completamos este projeto, observando que a corrente de acionamento é determinada pelo resistor de 10 M, o que significa um valor normal da ordem de 0,1 µA ou menos para os casos comuns.
CI-1- 4011 - circuito integrado C-MOS
Q1 - BC548 - transistor NPN para uso geral
R1, R2 – 10 M x 1/8 W - resistores (marrom, preto, azul)
RL1 - Relê sensível de 6 ou 9 V
S1 - Interruptor simples
B1 - Bateria de 6 à 12 V
Diversos: sensor, placa de circuito impresso, fios, suporte para o integrado, etc.