A finalidade deste projeto é educacional, mostrando como funciona um transistor com uma montagem simples numa matriz de contatos de 170 pontos.
Descrevemos um experimentos simples que pode ser implementados nos cursos do nível fundamental e médio e que serve como introdução à tecnologia. Com ele, aprendemos como funciona um transistor.
Nível: Fundamental, médio e iniciação
Finalidade: Mostrar como funciona um transistor PNP nos mesmos circuitos anteriores em que usamos um NPN (MIN653). Neste caso, montaremos somente a versão do interruptor de toque, deixando as demais por conta dos experimentadores.
Explicação
O sentido de circulação da corrente num transistor PNP é oposto ao de um transistor NPN, conforme mostra a figura .
Assim, enquanto num transistor NPN, para conduzir aplicamos uma tensão positiva, num transistor PNP a tensão deve ser negativa, ou seja, ligamos à base ao negativo ou 0 V da fonte.
Uma vez polarizado, o transistor conduz, mas a corrente tem sentido diferente, o que implica na inversão do LED.
Os transistores PNP podem ser encontrados com as mesmas características dos NPN e um tipo comum, equivalente ao BC548 é o BC558 que utilizaremos neste projeto.
Assim, segurando nos fios, a pequena corrente que circula pelo nosso corpo é suficiente para polarizar o transistor e fazer com que ele conduza, acendendo o LED.
Montagem
Na figura 2 temos o diagrama do interruptor de toque utilizando o transistor PNP.
A montagem feita na matriz de contatos de 170 pontos é mostrada na figura 3 .
Ao fazer a montagem, observe que invertemos a polaridade do LED, a posição do transistor e a polaridade do suporte de pilhas.
Q1 – BC558 – transistor PNP
LED – LED comum
R1 – 1 k Ω – resistor – marrom, preto, vermelho
R2 – 100 k Ω – resistor – marrom, preto, amarelo
R3 – 22 Ω – resistor – vermelho, vermelho, preto
B1 – 4 pilhas
Diversos:
Matriz de contatos, suporte de pilhas, fios, etc.