Quando operando com sinais de curta duração ou sinais que oscilam, é conveniente nivelar o evento usando um monoestável, multivibrador ou um circuito de pulso único (one-shot). Independentemente dos pulsos de entrada, o circuito de pulso único manipula sua saída mantendo-a por um tempo pré-ajustado. Isso alonga o pulso de entrada, transformando-o num pulso de maior duração que pode ser capturado pelo microcontrolador. O circuito é projetado com dois percursos de realimentação em torno de um comparador. O primeiro é um feedback positivo com histerese o qual fixa dois limiares, VHI e VLO, baseados no estado da saída do comparador. O segundo feedback é um temporizador RC. O circuito é mostrado na figura 1 e é disparado pela transição do nível baixo para o nível alto em sua saída, gerando um pulso alto de saída. Usando os valores dos componentes mostrados no exemplo, o circuito funciona da seguinte maneira:
Antes de disparar, C1 estará carregado com uma tensão um pouco acima de 0,7 V devido ao resistor R2 e ao diodo D1 (R1 <<R2 terá um efeito mínimo sobre a tensão). A saída do comparador estará no nível baixo, mantendo a entrada não inversora levemente abaixo de 0,7 V, devido à histerese dada por R3, R4 e R5. (O limite inferir da histerese será da ordem de 0,7 V) Com a entrada não inversora mantida no nível baixo C2 vai se carregar até a diferença entre a tensão entre a entrada do circuito e a tensão presente não entrada não inversora.
Quando a entrada do circuito recebe um pulso alto, a tensão presente na entrada não inversora é levada acima de 0,7 V devido á carga de C2. Isso faz com que a saída do circuito vá ao nível alto e a tensão de histerese na entrada não inversora passa do nível limiar, e C2 começa a carregar através de R2.
Quando a tensão sobre C1 ultrapassa o limite superior da tensão de limiar a saída do comparador vai ao nível baixo, C1 é descarregado até um pouco acima de 0,7 V limite, a entrada não inversora do circuito é colocada num valor pouco abaixo de 0,7 V e o circuito resseta esperando o pulso seguinte de disparo.
Para projetar um circuito deste tipo, inicialmente crie o feedback de corrente usando as técnicas já descritas em outras dicas. Lembre-se de fixar o limiar baixo abaixo de 0,7 V. Em seguida escolha os valores de R2 e C1 usando a seguinte fórmula:
D1 pode ser qualquer diodo comum de comutação de uso geral. R1 deve ter uma tolerância de 1% a 2% de R2 e C2 deve estar entre 100 e 220 pF.
Exemplo:
Vdd = 5 V, VTH =3,0 V, VTL =´2,5 V
R4 = 1k , R5 = 1,5 k e r3 = 12 k (calculado segundo dica anterior)
Tpulse = 1 ms, C1 – 0,1 uF e R2 = 15k
D1 é um 1N4148, R1 = 220 ohms e C2 = 150 pF