A maioria das fontes de microcontroladores é equipada com entradas shutdown, que podem ser usadas para desabilitar os drivers de MOSFETs das saídas. No entanto, usando Modulação de Largura de Pulso (PWM), o intervalo de tempo que a fonte é liberada para o funcionamento pode ser incrementado vagarosamente de modo a permitir que a tensão de saída suba suavemente de 0% a 100% de seu valor. Na figura 1 temos o modo de se fazer isso.


(figura 1)

 

A pinagem mostrada é para o PIC em invólucro SOT-23.

Esta técnica é denominada ‘soft-start” (partida suave) sendo utilizada para evitar correntes intensas momentâneas que estão associadas à comutação da fonte de alimentação. Nesta aplicação o GP0 da MCU do PIC é utilizado para habilitar e desabilitar o soft start. Uma vez habilitado, o tempo “on” do sinal PWM, alimentando a saída shutdown, vai aumentar em cada ciclo até que a fonte esteja totalmente ligada.

Durante o Reset do Power-on da MCU do PIC, a saída GP1 do PWM estará inicialmente num estado de alta impedância. Um resistor pull-down na saída PWM assegura que a fonte não entre em operação de modo inesperado. Na figura 2 temos o diagrama de tempos do circuito.


(figura 2)

É importante notar que este tipo de controle soft start só pode ser utilizado para reguladores chaveados que respondam à variações muito rápidas dos seus pinos shutdown (como aqueles que possam fazer a limitação ciclo a ciclo). Alguns reguladores lineares possuem pinos de entrada de shutdown ativos no nível baixo, no entanto, estes reguladores não respondem de modo suficientemente rápido para mudar pelos seus pinos shut-down possibilitando assimir a partida suave.

No site da Microchip pode ser obtido software de exemplo no documento Soft Start Controller for switchingt Power Supplies (DS91081)