Em seu Application Note AN661 a Microchip (www.microchip.com) mostra como utilizar um PIC16C56 para decodificar um sinal modulado por saltos de freqüências.
O leitor interessado pode baixa o PDF completo dessa aplicação, da autoria de Steven Dawson, acessando o site da empresa.
O decodificador apresentado pode operar com encoders como o HCS200, HSC201, HCS300, HCS301, HCS360, HCS361, HCS300, HCS301, HCS360, HCS361 e HCS410 Codificadores Keelog.
Os codificadores Keelog usam a tecnologia correspondente de codificação por salto de freq6uência para fazer a transmissão de dados.
As transmissões codificadas tem duas partes. A primeira parte muda cada vez que o encoder é ativado e é chamada código de salto ou hopping code. A segunda parte e o número serial do encoder que faz sua identificação.
O código de salto ou hopping code contém a informação da função, um valor de discriminação e um contador de sincronização.
A informação é encriptada por um algoritmo antes de ser transmitida. Uma chave de encriptação de 64 bits é usada pelo algoritmo. Se um bit dos dados que forem encriptados mudam, temos uma mudança de metade dos bits em média.
Como resultado, o código de salto muda enormemente para cada transmissão e não pode ser previsto.
Na figura 1 temos o diagrama de blocos da aplicação usando o PIC16C56.
Detalhes de como a informação é transmitida em pacotes de 4 bits, como funciona a sincronização além do formato completo da transmissão podem ser obtidas acessando-se o documento da Microchip em que também temos o diagrama completo da aplicação e os fluxogramas de programação do PIC.
Uma aplicação extremamente interessante pela imunidade á interferências e eventual intercepção que a modulação por salto de freqüências oferece é o projeto de um sistema de Abertura de Portas de Garagem.
Assim, na figura 2 temos o diagrama de um sistema de abertura de portas de garagem usando o PIC16C56 como decodificador dos sinais modulados por salto de freqüência.
O transmissor (encoder) para esse sistema é mostrado na figura 3.