Na minha coleção de revistas antigas encontrei mais uma da Itália e que apresentava muitos artigos interessantes que me inspiraram muito ao londo de minha carreira desde os anos 70 até quando ela deixou de ser publicada. Entendia relativamente bem o italiano (meu avô materno era filho de italianos). Falaremos da revista Radio Elettronica. Separei dois exemplares da minha coleção que mostro na figura 1.

Na verdade, tenho muitos mais que estão arquivados em caixas que ainda não foram para a minha biblioteca definitiva.
A revista foi fundada em 1962 tendo circulado com o nome original até 1985 quando ela mudou seu nome para Radio, Elettronica e Computer. Já fiz um vídeo sobre ela um artigo que se encontra no link, mas o artigo eu agora escrevo está gerando um vídeo novo na seção de arqueologia em que detalha um pouco mais.
Mas vamos ver o que havia de especial nessa revista que tanto me atraia.
Diferentemente da Nuova Eletrronica que era uma revista com projetos mais elaborados, a Radio Elettronica tinha uma pegada mais simples, sendo melhor para o iniciante
A revista era publicada em Milão.

Os circuitos eram simples, bem explicados e com muitas ilustrações. Não eram ilustrações coloridas, mas em preto, branco e vermelho, mas os desenhos eram muito bons empregando a simbologia americana.
Tinha um defeito (para mim) que era não colocar os valores dos componentes no diagrama, mas sim na lista de material. Mas, as listas de materiais eram bem detalhadas, não deixando dúvidas.
Os componentes eram basicamente os mesmos que tínhamos no Brasil na época de modo que não havia muitas dificuldades em reproduzir os artigos para testes e eventualmente fazer uma versão nossa, melhorando ou modificando algumas partes e até mesmo finalidade. Servia de inspiração e comparativo para nossos projetos.
Na imagem temos desenhos desta revista para que os leitores tenham uma ideia de como eram feitas.

Ligada à revista, como a maioria da época de modo a reforçar as finanças havia também uma loja de kits.
Os anúncios eram bem interessantes, pois nos davam uma ideia do que corria no mercado de componentes e circuitos daquele país. Pelo que sei a revista não teve versões em outros idiomas, como a Nova Eletrônica que teve edições em português, francês e outros idiomas.
Com a mudança de abordagem, indo para os computadores a revista começou a perder a audiência, reforçada pela chegada da internet e com isso acabou por fechar. Não continuou com uma versão digital o que é pena.
Muitos dos seus projetos me inspiraram para fazer coisas novas que acababaram por sair em nossas revistas, principalmente na Eletrônica Total.
Não cheguei a colaborar com esta revista. Abaixo, dois links que permitem baixar em pdf os exemplares da revista desde sua função.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1219758656449316&id=100052455801370&set=a.598758235216031
https://www.worldradiohistory.com/Radio-Elettronica.htm















