Certamente podemos dizer que esta é uma revista de peso. Falamos de uma revista francesa que gostava muito, não apenas pelo volume, mas também pela qualidade de seus artigos. A revista Le Haut Parleur saia com exemplares que chegavam a ter mais de 500 páginas como um dos que aparece em minha mão, tirado da minha vasta (e pesada) coleção, na figura 1.

Nota: não confundir com a revista Haut Parleur que tem outra finalidade
Tenho várias caixas contendo exemplares dessa revisa poderosa que trazia uma enorme quantidade de anúncios que iam desde componentes eletrônicos até amplificadores, instrumentos musicais e muito mais conforme sugere a capa de uma delas na foto da figura anterior.
Foram 1870 exemplares publicados de 1925 a 1999. Ela teve algumas publicações decorrentes como a Eletronique Pratique de que já falamos num artigo. E editora era a George Ventillard e ela pode ser considerada a primeira revista de divulgação da eletrônica com projetos e artigos técnicos.
Na figura 2 algumas capas de edições antigas. Você pode baixar todos os 1870 exemplares para sua coleção pelo link no final deste artigo. Certamente uma coleção gigantesca rica em informações.

A revista tinha um modo de impressão interessante. O grosso do material incluindo artigos de montagens, publicidade, notícias, etc era em papel branco. No entanto, no centro da revista havia um caderno especial que tinha um título bastante sugestivo “Construção e Montagens Modernas” com projetos, circuitos e muito mais. Na figura 3 temos um exemplo dessas páginas com alguns diagramas bem interessantes

Mais um diagrama da revista na figura 4.

Muitos desses diagramas saíram em outras publicações da mesma editora e em livros. Colecionei muitos deles que estão na nossa seção Banco de Circuitos vidas dos meus livros Circuitos e Informações e que estão no site.
Conforme podemos ver, era adotada a simbologia americana e os valores dos componentes na maioria dos casos eram colocados junto aos diagramas.
E as placas de circuito impresso eram bem -eitas com figuras mostrando a disposição dos lados dos componentes, conforme podemos ver na figura 4.

Eles tinham uma seção interessante em que eles comentavam artigos de outras revistas, principalmente as estrangeiras. Diferentemente de muitas outras revistas da época, eles abordavam muitas questões de forma profunda, não raro dedicando várias páginas aos cálculos que levavam a uma determinada configuração.
Não era uma revista para iniciantes. Os projetos de RF para radioamadores e de áudio para equipamentos de alta potência eram especialmente interessantes.
Uma seção extremamente importante era aquela em que os especialistas da revista respondiam às dúvidas dos leitores. Era muito importante observar que os francesas assim como pessoas de qualquer outra nacionalidade, em se tratando tem as mesmas dúvidas e elas eram úteis, inclusive para nossos leitores aqui. Uma poderosa fonte de material para gerarmos conteúdo para nossas publicações.
A revista também fazia muitos artigos em que analisava produtos eletrônicos da época, analisando diagrama, fazendo comparativos e muito mais. A seção denominada “Banco de Ensaio” testava na bancada os equipamentos que apareciam no mercado.
Não cheguei a escrever artigos para est revistas. Meus artigos saíram na Eletronique Pratique do mesmo grupo, conforme já falei em outro artigo, mas tirava muitas ideias e aprendi muito com ela.
No link abaixo você encontrar uma grande parte dos números dessa revista para download gratuito. Observamos que nos pdfs que podem ser baixados o tamanho das revistas é menor que o original, pois centenas de páginas de anúncios foram cortadas.
https://www.abandonware-magazines.org/affiche_mag.php?mag=457















