DADOS SERIAIS ALIMENTANDO IMPRESSORA PARALELA
Muitas vezes é necessário colocar uma impressora distante do PC ou acioná-la através de um sistema micro controlado, o EDE1400 é ideal para estes casos, ele recebe um dado serialmente e controla uma impressora paralela:
Nota: o Artigo é de 1998; As informações básicas podem ser obtidas em outros artigos do mesmo autor. Seu valor é histórico.
O EDE1400
O EDE1400 é um Conversor Serial para Impressora Paralela (Centronics), foi desenhado para controlar uma impressora paralela através de um microcontrolador ou um BASIC Stamp. Possibilita também o controle através de um PC sem a necessidade de preocupação com as temporizações do envio dos dados, pois incorpora uma linha para controle que indica se a impressora está ocupada.
O dado é recebido através do pino serial a uma taxa de transmissão de 2400 bps (bits por segundo). O EDE 1400 gera os controles necessários para enviar o dado à impressora, além de verificar o seu “Busy Status” (condição de ocupado ou não), para controlar O fluxo de transmissão no caso da impressora ser mais lenta que a velocidade de envio dos dados e também no caso de término de papel ou outra condição de erro.
A grande vantagem do uso do EDE1400 é a possibilidade de usar impressoras paralelas que são muito baratas em comparação com as Impressoras com interface serial que têm um custo mais elevado, e nos sistemas micro controlados, necessitamos somente de uma linha para dados e uma conexão para o Ground (referência). Na sequência veremos a utilização nesses dois casos.
Especificação Técnica do EDE1400
• Recebe diretamente dados R$S-232 de microcontroladores ou BASIC Stamps.
• Imprime caractere ASCII na maioria das impressoras padrão Paralelas/ Centronics.
• Monitora a condição da Impressora (BUSY Status)
• Alimentação única de +5 V
• Entrada serial de 2400 Baud (2400 N-8-1)
• Disponível em encapsulamento de 18 pinos DIP ou SOIC.
PINAGEM DO EDE140C
Na figura 1, o leitor pode observar a disposição dos pinos no encapsulamento (DIP e SOIC).
Eles são divididos nas 3 categorias abaixo:
Pinos de Conexão com a Impressora
STROBE (Pino 1):
Sinal de Strobe (habilita dados) da impressora.
BUSY (Pino 18):
Sinal de BUSY (ocupado da Impressora.
DO -D7 (Pinos 6a 13):
Linhas de dados da Impressora
GND (Pino 5):
Sinal de Ground (referência)
Pinos de controle e dados
Serial Input (Pino 2):
Entrada de dado serial
Flow Control (Pino 17):
Controle de interface (Utilizado na conexão com PC)
Pinos de Clock! Alimentação
0SC1,0SC2 (Pinos 16, 15):
Conexão com cristal de 4 MHz
+5V (Pinos 14,4 e 3):
Conexão com +5 VDC
GND (Pino 5):
Conexão com GND (terra)
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UMA IMPRESSORA TIPO CENTRONICS PADRÃO
Uma impressora Centronics padrão imprime no formato texto os dados enviados no formato ASCII (Ver tabela 1) e esses mesmos dados podem ser interpretados como comandos. Entre os comandos destacamos o Carriage Return (0D em hexadecimal ou 13 em decimal) e Line Feed (0A em hexadecimal ou 10 em decimal).
O comando Carriage Return imprime a linha atual e posiciona o buffer de impressão para a coluna 1 novamente. O comando Line Feed avança uma linha. Para transmitir os dados são utilizadas as linhas D0 a D7 e a linha STROBE sinaliza para a impressora que existe um novo dado no bus de dados.
Por sua vez, a impressora utiliza a linha BUSY para sinalizar ao sistema que está ocupada e não pode receber dados, nesse caso o sistema não pode gerar o sinal de STROBE.
Na figura 2 é mostrado o esquema para imprimir os dados 123 e avançar uma linha. Consulte o manual do fabricante da impressora para saber mais sobre os comandos disponíveis, tabela de caracteres e suas configurações.
Conexão com a Impressora
O EDE 1400 necessita de um cabo de 11 fios para a conexão com a impressora. Oito são linhas de dados (D0 a D7), os outros três são linhas de controle Strobe e Busy mais a linha de Ground (terra).
Na tabela 2, o leitor observa o cabo para conexão entre o EDE1400 e a impressora, são mostrados dois tipos de conectores: o DB25 e o tipo Centronics, mais utilizado.
Usando o EDE1400 com o BASIC STAMP®
O esquema da figura 3 ilustra a conexão entre um BASIC Stamp e uma impressora utilizando o EDE 1400. O programa abaixo escrito para o BASIC Stamp® imprime o texto : “Texto enviado pelo BASIC Stamp *, e avança uma linha e imprime os números de 1 a 9.
serout 7, T2400,(“Texto enviado pelo BASIC Stamp")
serout 7,T2400,(10) ‘Carriage
Return - imprime a linha
serout 7,T2400,(13) ‘Line Feed
- avança uma linha
for b7 = 48 to 57'ASCII 0 até 9
serout 7,T2400,(b7)
next b7
serout 7,T2400,(10) ‘Carriage
Return - imprime a linha
Tabela 2: Conexão EDE1400 - Impressora
Executando o programa obteremos a impressão abaixo:
Texto enviado pelo BASIC Stamp 0123456789
Usando o EDE1400 com o PC
O EDE1400 pode ser usado para conectar uma impressora paralela a um PC usando a interface serial. Isso pode ser muito conveniente quando necessitamos colocar a impressora distante do PC. O dado enviado pela serial do PC possui níveis de tensão de (-15 VDC to +15 VDC) que é o padrão RS232, portanto, deveremos utilizar um conversor de níveis TTL (0 VDC - +5VDC) para níveis RS232.
Na figura 4 o leitor pode observar a utilização do CI MAX232 para fazer a conversão de níveis de tensão e também como é feita a conexão entre o PC e a Impressora utilizando o EDE1400.
O leitor deve ter notado a diferença entre a conexão do BASIC Stamp na utilização do pino FLOW (pino 17), que é necessário quando imprimimos diretamente do DOS que utiliza a interface de hardware com as linhas CTS (Clear to Send) e DSR (Data Set Ready). As funções dessas linhas são de indicar ao PC que a impressora pode ou não receber dados.
Na tabela 3 é mostrada a ligação do cabo de conexão entre o EDE1400 e o PC, são fornecidas duas opções de conexão uma para DB 9 e outra para DB 25.
Para imprimir através do DOS podemos utilizar os comandos a seguir em todos os exemplos foi considerada a utilização da COM1.
Tabela 3: RS-232 Pinos de Conexão

No prompt do DOS digitar:
MODE COMI 2400 N 8 1
Esse comando configura a COM com os parâmetros: 2400 Baud, sem paridade, 8 bits de dados e um stop bit. Para imprimir um arquivo de texto para a impressora devemos entrar com o comando no prompt do DOS:
COPY arqtexto.txt COMI:
Podemos utilizar o utilitário “EDIT” do DOS para editar um arquivo em ASCII e salvá-lo como argtexto.txt e depois imprimi-lo utilizando o comando acima. Para redirecionar a saída da porta paralela (LPT1:) para a porta serial (COM1:), devemos entrar com o comando no prompt do DOS:
MODE LPT1: = COM1:





















