Este artigo é de 2002. Serve como base para projetos semelhantes com versões mais modernas do LEGO para mecatrônica. O autor, Luiz Henrique Corrêa Duarte, descreve a montagem de um interessante robô com o LEGO disponível na época e que hoje pode ser feita com mais recursos.
Competição! Palavra chave para estimular o aprendizado em Mecatrônica e, nesse quesito, o Kit 9790 Robolab da LEGO Dacta dá um show em termos didáticos e facilidade de uso. O objetivo deste artigo é mostrar como funciona em linhas gerais este kit, construindo um robô capaz de detectar um obstáculo através de suas “antenas” e desviar-se do mesmo. O ponto forte deste material e' a simplicidade em projetar e desenvolver os programas para controle do robô.
Luiz Henrique Corrêa Bernardes
Essa facilidade está fazendo com que o kit seja adotado em diversas escolas do pais (2002).
A atividade mais comum exercitada nas escolas com este kit, proposta pela própria LEGO, é a competição chamada “Enlatado”. Nela se definem vários grupos que têm como meta montar e programar um robô que possa retirar latas de um campo específico, conforme ilustra a figura 1.
![](/images/stories/artigos2018/mec0291_0001.jpg)
Ganha a competição o grupo cujo robô retire o maior numero de latas em dois minutos.
Um Guia de Atividades chamado “Notas do Professor“, inclui informações detalhadas sobre a competição “Enlatado”, bem como a descrição e especificação para nove competições (desafios) adicionais.
O interessante no material é que nada vem “pronto”, ou seja, tudo está desmontado e os manuais dão apenas sugestões de como fazer alguns tipos de acionamento e de programação. Portanto, a criatividade e a percepção são exigidas ao máximo. Como o ambiente é de disputa, existe, naturalmente, a união do grupo, e o material do professor orienta como montar essa equipe e aproveitar o máximo de cada elemento do grupo, delegando tarefas e responsabilidades.
Como exemplo, temos o especialista em “comunicação”, que é o encarregado por promover a equipe e o evento. Essa pessoa terá que utilizar e desenvolver outros conhecimentos, além daqueles que estão relacionados à Mecatrônica.
Para os alunos pode ser uma experiência muito gratificante, pois eles vão, de certa forma, gerenciar um projeto complexo do começo ao fim, além de lidar com dificuldades técnicas e de relacionamento com pessoas, sem contar que tudo isso tem uma “pitada” de competição, considerando-se que todas as equipes querem vencer. Qualquer semelhança com a vida real dentro de uma empresa é mera coincidência!
A figura 2 mostra alunos do SENAI de Sorocaba em plena competição do “Enlatado” (em 2002), um grande evento feito na escola que movimentou todo o corpo discente e docente além da sociedade próxima da escola (parentes, vizinhos e amigos dos alunos).
![Vencedores da competição”Enlatado” do SENAI Sorocaba.
Vencedores da competição”Enlatado” do SENAI Sorocaba.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0002.jpg)
O conjunto Desafio em Grupos é composto por aproximadamente 700 peças (figura 3). A seguir, detalharemos as principais:
![Conjunto do Grupo.
Conjunto do Grupo.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0003.jpg)
É A figura 4 exibe o Tijolo RCX, que é o “cérebro” do sistema. Nele, armazenamos os programas que serão executados. Ele tem os drivers de acionamento dos motores, gerencia os sensores e também toca música.
![O Tijolo RCX
O Tijolo RCX](/images/stories/artigos2018/mec0291_0004.jpg)
A figura 5 apresenta a torre de transmissão. Ela é ligada ao PC (ou Macintosh) através de um cabo serial.
![Torre de transmissão.
Torre de transmissão.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0005.jpg)
Os dados são transmitidos e recebidos do Tijolo RCX por meio de luz infravermelha (como nos controle remotos de TV). A figura 6 ilustra em detalhes onde fica o transceiver tanto da Torre como do tijolo RCX.
![Os transceivers.
Os transceivers.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0006.jpg)
A figura 7 detalha os conjuntos de engrenagens disponíveis, com as quais conseguimos até montar um eixo com diferencial (figura 8).
![Conjunto de engrenagens
Conjunto de engrenagens](/images/stories/artigos2018/mec0291_0007.jpg)
![Eixo diferencial montado com as engrenagens.
Eixo diferencial montado com as engrenagens.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0008.jpg)
Essas engrenagens são facilmente montadas em conjunto com os dois motores disponíveis (figura 9).
![Motores disponíveis.
Motores disponíveis.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0009.jpg)
Além dos tradicionais blocos do LEGO (figura 10), temos até alguns elementos com requintes para enfeitar as montagens (figura 11).
![Tradiconais peças LEGO.
Tradiconais peças LEGO.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0010.jpg)
![Algumas pelas para requintar a montagem.
Algumas pelas para requintar a montagem.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0011.jpg)
O software ROBOLAB que foi desenvolvido em conjunto com a National Instruments, é um poderoso ambiente de programação visual de fácil aprendizagem e utilização. Uma vez instalado o ambiente ROBOLAB, podemos assistir a um pequeno filme que ensina como fazer a comunicação com o RCX e a conexão com sensores e motores (figura 12).
![Filme de apresentação do ROBOLAB.
Filme de apresentação do ROBOLAB.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0012.jpg)
A figura 13 anuncia o ambiente de programação do ROBOLAB com um programa que gerencia o robô “bate-volta”, que construiremos a seguir (MEC292).
![Ambiente de programação do ROBOLAB.
Ambiente de programação do ROBOLAB.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0013.jpg)
Podemos notar que a programação é totalmente visual onde temos vários blocos de funções interligados. A figura 14 ilustra a paleta de funções junto com a janela de ajuda explicando a função reverter.
![Paleta de funções junto com a janela de ajuda explicando a função reverter.
Paleta de funções junto com a janela de ajuda explicando a função reverter.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0014.jpg)
A tabela 1 mostra as funções utilizadas no nosso programa.
![Comandos utilizados no programa.
Comandos utilizados no programa.](/images/stories/artigos2018/mec0291_0015.jpg)
Na sequência, vamos mostrar como construir um robô utilizando este programa. (Veja artigo MEC292)