O que você procura em uma escola? Qualidade dos professores? Reputação? Como suas equipes esportivas e atividades extracurriculares se comparam? Você já pensou na qualidade do ar interno nos prédios escolares? Em 2014, os EUA estimaram que a idade média dos principais edifícios escolares do país era de 55 anos com base em uma amostra de escolas. Quase metade destes edifícios reportou problemas relacionados com a qualidade do ar interior (IAQ).
Estudos da Agência de Proteção Ambiental (EPA) sobre a exposição humana a poluentes do ar indicaram que os níveis de poluentes no ar interno podem ser de duas a cinco vezes – e ocasionalmente mais de 100 vezes – maiores do que os níveis externos. A preocupação é que a maioria das pessoas passa cerca de 90% do tempo em ambientes fechados.
Continue lendo para saber por que o nível de CO2 é um bom indicador da qualidade do ar interno (IAQ) e como um bom IAQ contribui para o sucesso escolar.
O que é IAQ?
A EPA define a qualidade do ar interno (IAQ = Indor Air Quality) como a qualidade do ar dentro e ao redor dos edifícios relacionada à saúde e conforto dos ocupantes do edifício. Compreender e controlar poluentes comuns em ambientes fechados pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde em ambientes internos.
Os poluentes não são a única preocupação. A temperatura e a umidade devem ser levadas em consideração porque as condições de conforto térmico são os principais contribuintes para a má qualidade do ar. Um bom IAQ é um componente importante de um ambiente interno saudável e pode ajudar as escolas a atingir seu objetivo principal de educar as crianças. A saúde e o conforto de alunos e professores contribuem para o aprendizado e a produtividade em sala de aula, o que, por sua vez, afeta o desempenho e a realização.
Uma falha em prevenir ou minimizar os problemas de IAQ pode aumentar os efeitos de saúde de longo e curto prazo para estudantes e funcionários. Alguns desses problemas de saúde podem incluir tosse, irritação nos olhos, dores de cabeça, reações alérgicas, agravamento da asma e/ou outras doenças respiratórias. Qualquer um ou todos eles podem afetar a frequência, o foco e o desempenho dos alunos, bem como reduzir o desempenho de professores e funcionários.
Determinando a Qualidade do Ar Interior
Mas como saber se a qualidade do ar é boa? O método mais óbvio é garantir que uma sala seja adequadamente ventilada, o que ajuda a manter um alto nível de qualidade do ar interno. O CO2 contribui para a má qualidade do ar. Toda vez que você expira, você libera CO2 no ar. Monitorar o nível de CO2 ajuda a determinar se a sala está devidamente ventilada com ar fresco externo, ajudando assim a avaliar a qualidade do ar interno nesse espaço.
Efeitos de altos níveis de CO2
Estudos revelaram que altos níveis de CO2 podem prejudicar a capacidade cognitiva. Isso pode afetar a capacidade de tomar decisões, manter uma alta qualidade de trabalho ou aprender e se comunicar de forma eficaz. Como resultado, o IAQ pode influenciar significativamente a produtividade no local de trabalho, o aprendizado educacional e a recuperação de pacientes em hospitais. A Tabela 1 reflete a resposta fisiológica dos humanos a vários níveis de CO2 em ambientes fechados.
Nível de CO2 = Resposta fisiológica
350 ppm a 450 ppm= Concentração normal como no ambiente externo
450 ppm a 1 000 ppm= Concentração típica de ambientes fechados com boa ventilação
1 000 ppm a 2 000 ppm= Leve declínio da capacidade de concentração
2 000 ppm a 5 000 ppm= Dores de cabeça, sonolência, estado de estagnação. Baixa capacidade de contração, perda de atenção, aumento dos batimentos cardíacos, náusea pode ocorrer
6 000 ppm= Limitação a permanência em local de trabalho em muitos locais
Acima de 6 000 ppm= Exposição pode levar a falta de oxigenação com danos irreversíveis ao cérebro, coma ou mesmo more.
Tabela 1: Resposta fisiológica aos níveis de CO2 (Fonte: Departamento de Saúde de Wisconsin)
Monitoramento dos níveis de CO2
Em circunstâncias normais, os sensores de CO2, quando conectados ao sistema de gerenciamento de energia (EMS) em um cenário de ventilação controlada por demanda (DCV), monitoram os níveis de CO2 dentro de um espaço. Com base no respectivo nível de CO2, que também é um bom indicador do número de ocupantes na sala, o EMS determinará a quantidade de ar fresco externo a ser introduzido no espaço. Este método é usado para garantir que o espaço seja adequadamente ventilado, economizando energia. Em geral, nesta circunstância, os níveis de CO2 são mantidos ≤1000ppm de CO2. No entanto, durante a recente e contínua pandemia de COVID-19, o CDC fez várias recomendações para minimizar a exposição às partículas do vírus SARS-CoV-2. Uma recomendação é desconectar o sistema DCV e aumentar a quantidade de ar fresco necessária para manter os níveis de CO2 entre 600ppm-800ppm, prestando atenção aos níveis de umidade e conforto dentro do espaço. Manter o nível mais baixo de CO2 dentro de um espaço ajuda a minimizar a chance de transmissão do vírus se uma pessoa infectada estiver dentro do espaço.
Se muito pouco ar externo for introduzido no prédio, os poluentes podem se acumular em níveis que podem causar problemas de saúde e conforto. A menos que os edifícios sejam construídos para incluir um meio mecânico de ventilação, a quantidade de ar externo que pode vazar para dentro e para fora do edifício pode ser insuficiente para fornecer condições de ar interno de qualidade e resultar em níveis mais altos de poluentes internos. Melhorar e manter a qualidade adequada do ar interno pode reduzir o número de visitas dos alunos ao consultório da enfermeira, reduzir o absenteísmo por doença e melhorar a saúde geral e o bem-estar de todos os alunos e funcionários.
A qualidade do ar nas escolas é uma preocupação particular. A manutenção adequada do ar interno é mais do que uma questão de “qualidade”. O ar interno de qualidade abrange a segurança e a administração do investimento em alunos, funcionários e instalações. Como o monitoramento e a melhoria dos níveis de CO2 são essenciais para o sucesso de uma escola, os distritos escolares precisam de tecnologia de detecção altamente precisa.
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Conclusão
O nível de CO2 é um bom indicador para saber se o espaço está devidamente ventilado e mantém um alto nível de qualidade do ar. O ar interno de qualidade fornece aos alunos e funcionários a atmosfera necessária para o melhor desempenho.
Por que monitorar os níveis de CO2 nas salas de aula? post foi publicado pela primeira vez no site da Amphenol Sensors e republicado pela Mouser.com com a permissão da Amphenol.
Em 13 de agosto de 2021, Sensores por Jeffrey Tucker
Traduzido com permissão da Mouser Electronics
Jeffrey Tucker é engenheiro de aplicação de campo para o segmento industrial da Amphenol Advanced Sensors (AAS). Antes de vir para a AAS Jeffrey foi um empreiteiro mecânico de projeto/construção (HVAC, sistemas hidrônicos, sistemas de processo, sistemas de encanamento e controles de temperatura) e diretor de soluções de retrofit (mecânico) com mais de 25 anos de experiência no setor comercial e industrial leve mercado. Jeffrey é graduado pela California Coast University e pela US Naval Nuclear Power School. Jeffrey é um Certified Energy Manager (CEM), um Certified Measurement & Verification Professional (CMVP) e um LEED Green Associate. Jeffrey pode ser contatado pelo e-mail















