Artigos envolvendo transmissão, espionagem e efeitos especiais eram especialmente atraentes para nossos leitores. Já tínhamos publicado o nosso superouvido em outra edição e também uma escuta com refletor parabólica. Repetimos a ideia com um ouvido que tinha um recurso especial: era seletivo.
A revista foi a Eletrônica Total 31 de 1991 e naturalmente, o projeto foi capa da edição com sua aparência sugestiva que atraiu muitos leitores e até hoje atrai.
Já vimos em feiras e em demonstrações de TCCs e outros a reprodução do projeto, alguns eventualmente com a utilização de aperfeiçoamentos. Mas, é um projeto que ainda hoje faz sucesso.
A essência do projeto é concentrar com um refletor parabólico as ondas sonoras que chegam de uma determinada direção. O circuito tinha um diferencial, que a possibilidade de se controlar tanto o ganho como a curva de resposta de modo a se obter uma seletividade e assim, tornar mais inteligível as conversas eventualmente visadas. Na figura temos o circuito.
O artigo completo está em Microfone Parabólico Seletivo (ART1576) e você pode ver o vídeo abaixo.
Aproveitamos na época o TDA7052 que era um amplificador muito simples e de excelente desempenho. Em edições anteriores da revista até havíamos dado como brinde uma placa para sua montagem.
O uso de microfone de eletreto e de um amplificador operacional completavam o projeto que era realmente sensível e até poderia ser usado com o superouvido.
Recursos para se usar com gravador e também ligar o circuito num transmissor foram fornecidos no artigo que fez sucesso. Você ainda pode montar este aparelho em nossos dias, sem muitos problemas de obtenção de componentes.
Mais um de nossos projetos e artigos que marcaram época.