Um problema que estudantes, técnicos e hobistas encontram no cálculo da potência entregue ou recebida por um circuito, é saber qual das três fórmulas correspondentes à lei de Joule usar. O programa que propomos aqui é muito útil, pois o leitor não mais precisará ficar pensando na fórmula. Basta entregar os dados ao seu micro e ele, em sua função, saberá qual das fórmulas usar para calcular a potência.
Nota: O artigo foi publicado numa revista Saber Eletrônica de junho de 1985, quando ainda era usado o Basic na maioria dos computadores disponíveis.
Conforme os leitores devem saber, a lei de Joule trata da potência elétrica que se converte em calor num resistor. É claro que sua expressão também é válida para calcular a potência recebida ou entregue a um circuito.
A fórmula básica nos diz que a potência elétrica dissipada em calor num resistor, é dada pelo produto da corrente circulante neste resistor pela tensão em seus extremos ou:
P=V x 1 (1)
Onde P é a potência em watts; V a tensão em volts e R a resistência em ohms.
Entretanto, se levarmos em conta a lei de Ohm, podemos obter duas outras fórmulas para a lei de Joule:
P = R x I2 (2) e P = V2 /R (3)
A primeira fórmula será usada quando tivermos a corrente e a resistência e a segunda quando tivermos a tensão e a resistência.
Veja então que, dependendo das grandezas que tivermos, poderemos utilizar uma das três fórmulas:
Se tivermos a tensão e a corrente (V e I) usamos a (1)
Se tivermos a resistência e a corrente (R e I) usamos a (2).
Se tivermos a tensão e a resistência (V e R) usamos a (3).
O programa que elaboramos permite simplesmente "jogar" os dados no microcomputador e, em função das suas unidades, ele saberá se temos resistência, corrente e tensão, e escolher a fórmula certa para calcular a potência.
As utilidades dos cálculos referentes à lei de Joule poderão ser estudadas em pormenores no nosso curso.
O PROGRAMA
O programa foi elaborado para o CP-200, mas com poucas alterações (ou nenhuma), pode ser sentido de mudar a apresentação da resposta, ou rodado em outros micros.
Os leitores mais ligados aos micros podem também fazer modificações no programa original, no sentido de mudar a apresentação da resposta, ou mesmo a precisão.

O programa funciona do seguinte modo:
Inicie com RUN/ENTER. Na tela aparecerá a pergunta: qual o primeiro valor?
Supondo que queiramos calcular a potência dissipada num resistor de 100 ohms quando percorrido por uma corrente de 0,5A, devemos digitar 100, ENTER. Em seguida, aparecerá a pergunta: qual a unidade? No caso, devemos digitar "R" para ohms.
Aparecerá então a pergunta: qual o segundo valor? No caso, a corrente, devendo ser digitado 0,5, ENTER. Novamente, aparecerá a pergunta referente à unidade. Deve então ser digitado "I"/ENTER, pois trata-se da corrente em ampères.
O resultado virá em seguida, com o aparecimento de:
POTÊNCIA = 25 WATTS
Depois de uma pausa (PAUSE 500), o resultado desaparecerá e novamente seu micro estará pronto para resolver outros problemas.
OBSERVAÇÕES
a) Se forem digitados dois valores na mesma unidade (duas tensões, duas correntes ou duas unidades), o programa acusará isso como erro, imprimindo a linha 900 e voltará ao início para nova digitação.
b) A linha 830 pode ser eliminada, se for desejada que a solução de um problema seja mantida, mesmo quando se resolve outro em seguida. Neste caso, a pausa (PAUSE 500) também pode ser eliminada.