Escrevemos ao longo de nossa carreira uma grande quantidade de artigos falando de solda e soldagem. Desde os mais simples, mostrando o passo a passo de uma boa soldagem, até os mais elaborados tratando das estações de retrabalho, da solda SMD e sem chumbo. O artigo que levamos aos leitores foi baseado em material da Newark e LATeRe em que mostramos como ter uma boa bancada e nela, é claro, os recursos de solda.
Para mais informações sugerimos acessar o link https://www.newark.com/mpro-lab-supplies em que é possível clicar nos pontos correspondentes e ver outros recursos dessa bancada.
Solda, soldador e acessórios de soldagem
Poderíamos incluir o soldador na categoria das ferramentas, mas sua importância é tal que preferimos falar dele separadamente. Não vamos entrar em detalhes sobre as técnicas de soldagem ou de como funciona um soldador, pois não fazem parte de nossos objetivos com este artigo.
Temos no nosso site uma grande quantidade de artigos que falam da solda e da soldagem como:
Revista INCB 9 – Solda sem chumbo
Existem dezenas de tipos de ferros de soldar disponíveis que podem fazer parte das bancadas de trabalho dependendo do tipo de trabalho que se executa. E, juntamente com os ferros de soldar, acessórios que cada vez mais se tornam mais necessários para se garantir um trabalho de soldagem ou dessoldagem perfeito.
A solda
Ainda encontramos em aplicações antigas, reparos e mesmo montagens de protótipos o uso da solda comum 60/40 que é uma liga de chumbo e estanho na proporção indicada. Essa solda é fornecida em diversos tipos de embalagens conforme a quantidade.
É claro que, para trabalhos de campo, as cartelinhas ou tubinhos são mais fáceis de transportar.
No entanto o chumbo é altamente tóxico tendo sido abolido das montagens modernas, optando-se pela solda sem chumbo. Ela consiste numa liga à base de cobre e tem um ponto de fusão mais alto, exigindo assim um soldador que alcance maior temperatura.
O soldador
Normalmente, para os iniciantes ou para quem deseja ter o primeiro soldador, podemos começar com um tipo de baixa potência que adquira temperatura suficiente para trabalhar com a solda comum e com a solda sem chumbo.
Soldadores de ponta fina com potências até 60W são os indicados para a bancada comum, como o mostrado na figura 3.
https://www.newark.com/tenma/21-1046/solder-wire-227-deg-1mm-6oz/dp/64M0943
Alguns tipos possuem jogos de pontas com diversas espessuras, necessárias quando se trabalha com componentes SMD.
O primeiro acessório importante diretamente ligado ao soldador é o suporte para mantê-lo em posição na bancada, caso em que alguns tipos possuem uma pequena esponja associada, que deve ser mantida umedecida, para ser usada na limpeza da ponta. Na figura 4 temos um exemplo.
Temos ainda o sugador de solda, de grande utilidade e que em alguns casos pode estar associado ao próprio ferro de solda. Na figura 5 temos um sugador simples.
https://www.newark.com/tenma/21-8225/desoldering-pump/dp/64K2020?st=soldering%20pump
É claro que as ferramentas que vimos também estão associadas ao trabalho de soldagem como as pinças, espátulas, alicates, etc.
Mas, uma forma sofisticada de se trabalhar com solda, necessária nos trabalhos mais elaborados e se o leitor puder investir é uma estação de solda. A estação de solda consiste num equipamento que controla a temperatura do soldador e tem diversos recursos para a realização dos trabalhos como a inclusão do sugador, diversas pontas e muito mais. Na figura 6 um exemplo.
https://www.newark.com/ersa/0ic1100a0c/sold-station-i-con1c-with-interface/dp/03P2602
No modelo indicado temos o sistema de controle e a base para colocação do soldador.