A utilização do computador em sala de aula é um fato real na maioria das escolas que já contam com seus laboratórios de informática. No ensino de tecnologia a associação do computador à atividades envolvendo robótica como disponibilizadas pelo Kit Alfa da PNCA fornecem uma enorme gama de possibilidades aos estudantes e professores. Mas esta gama não se limita ao uso do kit prático, mas também ao computador sozinho, como ferramenta de ensino envolvendo diversas atividades. Uma delas é a que envolve o Squeak e de que trataremos neste artigo.
O Squeak é uma prancheta virtual disponível no Kit Alfa, que está carregada no seu programa de utilização e que pode ser acessada a qualquer momento.
Com ela pode-se implementar uma série de atividades para os alunos do ensino fundamental.
O professor pode programar suas atividades e para chegar até ela basta que o aluno digite sua série. Na figura 1 temos a tela de entrada do Squeak.
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Dentre as atividades e projetos disponíveis destacamos:
* Educação para o trânsito
* Alfabetização cartográfica
* Seleção de lixo
Na figura 2 mostramos como a apostila da PETE que acompanha o kit na sua versão para escolas, chama a atenção dos alunos.
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Mundo
Na tela de atividades existe uma que serve para demonstrar muito bem os recursos disponíveis no Squeak. Trata-se da atividade 6, denominada Mundo. Nela, temos uma tela conforme mostra a figura 3.

Nesta tela, que representa o mundo ainda vazio, quem vai criar o conteúdo é o próprio aluno. Para essa finalidade, o aluno acessa a opção navegador que vai lhe dar uma paleta, que contém todos os recursos para que seja possível desenhar na área disponível do Mundo. A paleta é mostrada na figura 4.
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Os recursos disponíveis são:
1 - Ferramentas para pintura : pincel, balde de tinta, copiador de cor e borracha
2 - Largura do pincel ou borracha
3 - Opções de cores
4 - Botão Volta: desfazer
5 - Botão Fica: salvar o desenho na tela
6 - Botão Limpa: limpar o desenho realizado
7 - Botão Lixo: apagar o desenho realizado e fechar o painel de pintura
8 - Opções de cores
9 - Carimbo
10 - Ferramentas geométricas
Utilizando os recursos da paleta o aluno pode fazer seus próprios desenhos indo desde aqueles que tenham traços simples e sejam preenchidos com cores, como o da figura 5(a) até os que utilizam formas geométricas como o da figura 5(b).
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Mas os recursos disponíveis para se trabalhar num projeto no Mundo não são apenas os disponíveis na paleta. Existe uma caixa de suprimentos em que existem diversas funções e objetos para serem utilizados. Por exemplo, é possível contar com recursos para se montar um livro, trabalhar com um joystick, escolher tipos de letras e cores para títulos ou legendas e muito mais. A figura abaixo mostra alguns exemplos do que podemos obter na caixa de Suprimentos.

Mas, o que fazer com todos esses recursos?
Os professores não precisam contar apenas com as idéias disponíveis nas apostilas fornecidas pela Pete, juntamente com o kit Alfa. Diversas atividades adicionais podem ser criadas muitas interagindo com os robôs montados com o kit Alfa, tais como:
a) Desenhar os objetos coloridos que os sensores de cores do kit alfa vão reconhecer
b) Desenhar letras e números coloridos que o kit alfa pode reconhecer com seus sensores de cores.
c) Criar as trajetórias que um robô vai seguir com indicativos e placas.
d) Criar semáforos desenhados que o robô pode reconhecer ao percorrer uma trajetória.
e) Associar os desenhos a matérias como astronomia, geografia, geometria, matemática, etc.
Mas, muito mais ainda será visto nos próximos artigos desta série em que exploraremos mais as possibilidades do Squeak e do Mundo.