Este circuito utiliza o microamplificador do Micro Amplificador (ART2765) como base, mas pode ser elaborado com outros pequenos amplificadores. Trata-se de um circuito simples para a captação das estações de ondas médias locais.

O leitor que experimentar esta versão para o micro-amplificador também ficará surpreso com o volume com que são captadas as estações locais mais potentes (principalmente se residir em São Paulo ou Rio onde o número de estações fortes é elevado).

O radinho que descrevemos utiliza como base o micro-amplificador o qual é alimentado com 6V (de pilhas ou de um eliminador), possuindo ainda um controle de volume(e, opcionalmente o mesmo controle de tom da vitrolinha), sendo a escuta feita num alto-falante.

Se bem que para as estações mais potentes um simples pedaço de 1 metro ou 2 de fio sirva como antena, para estações mais fracas deve ser usada uma antena externa, ou aproveitado o neutro da tomada para sua ligação.

Para esta versão o leitor deverá enrolar a bobina de antena, o que é bastante simples:

 

1 micro-amplificador montado

1 potenciômetro de 100 k ohms com chave (log)

1 diodo de germânio para uso geral (1N60, 1N914 ou equivalentes)

1 capacitor variável de 1 secção (eixo fino)

1 bastão de ferrite de 0,8 à 1 cm de diâmetro e de

10 à 20 cm de comprimento

1 alto-falante de 8 ohms (10 ou 15 cm)

1 suporte para 4 pilhas médias ou grandes

Diversos: fio fino de capa plástica para enrolar a bobina ou fio esmaltado 28 ou 26 AWG (aproximadamente 10 metros); cabinho; solda, caixa para alojar o aparelho, etc.

 

Montagem:

 

   Figura 1 - Diagrama
Figura 1 - Diagrama

 

 

Na figura 2 temos o diagrama completo do receptor, mostrando que o potenciômetro serve para ligar e desligar o rádio e ao mesmo tempo controla seu volume.

 

Figura 2 - Montagem
Figura 2 - Montagem

 

 

No variável é feita a seleção das estações.

Para esta versão R3 deve ter 10 k ohms resistor de 10 k ohms 1/8 W (marrom, preto, laranja). Comece enrolando a bobina que consiste em 100 voltas de fio no bastão de ferrite.

Enrole cerca de 30 voltas e faça uma tomada; depois enrole mais 70 voltas, completando-a. Para localidades em que houver apenas uma estação fraca; em lugar de enrolar 30 voltas e fazer a tomada, enrole 50 e depois mais 50.