Uma sugestão para incrementar o som de seu receptor monofônico de FM, de sua TV, ou ainda converter seu som estereofônico num pseudoquadrifônico Utilizando um único integrado especialmente desenvolvido para fornecer som pseudoestéreo e “espacial" pela Ibrape, este projeto pode ser utilizado em conjunto com praticamente qualquer amplificador de áudio.
Obs. Este artigo é de 1987. O circuito integrado usado é difícil de obter atualmente.
Receptores de rádio FM monofônicos, como os que utilizam o TDA7000, poderiam ter seu som consideravelmente melhorado se pudessem ser convertidos em estéreo.
O mesmo ocorre em relação a receptores de TV.
Como o sinal piloto não é disponível nos receptores de FM com TDA7000, e no caso dos televisores não são todos os canais (na realidade um só) que transmitem programas em estéreo, o que propomos é uma solução alternativa: um simulador de estéreo.
Por outro lado, se mesmo o som estereofônico de seu receiver ou equipamento de som já é insuficiente para você, porque não obter uma reprodução pseudoquadrifônica, dobrando o número de canais com a ajuda de um simulador e um amplificador adicional?
Tudo isso pode ser conseguido com a ajuda do integrado TDA3810.
Temos então as seguintes possibilidades de projetos:
- Conversão de receptores de FM mono, como os que usam, o TDA7000, em receptores pseudoestereofônicos com som amplificado externamente.
- Conversão de televisores monofônicos em televisores com som pseudoestereofônico.
- Conversão de sistemas de som estereofônicos em pseudoquadrifônicos, com utilização de um segundo amplificador para aumento de potência.
- Obtenção de efeitos de pseudoestéreo para conjuntos musicais.
Como tudo isso pode ser conseguido? Veja agora:
COMO FUNCIONA
A base do circuito é um simples integrado TDA3810, que toma o sinal de baixa intensidade, que pode ser conseguido no potenciômetro de volume (após o detector) de um receptor e o processa de tal maneira a se obter um efeito diferente.
O processamento consiste em inversões de fase, introdução de ruído branco e também um certo retardo dado eletrônicamente por algumas células. (figura 1)
Obtemos então uma separação de canais de tal modo que parte do espectro audível fica numa saída, com fases alteradas em relação ao original e também com um certo retardo que permite ao ouvido perceber a separação.
Trata-se, pois de uma falsa (pseudo) separação, mas que produz efeitos interessantes. O resultado final do processamento do som, para quem ouve, é que temos algo intermediário entre o verdadeiro estéreo e o som monofônico.
A alimentação do circuito pode ser feita com uma tensão de 9 V que seria obtida do próprio amplificador ou rádio, com o qual o sistema deve operar.
Se for usada uma fonte separada é preciso cuidar para que tenha excelente filtragem, de modo a nâo introduzir nenhum tipo de ronco AC no sistema.
Na figura 2 damos uma excelente fonte para esta aplicação, já que o consumo de corrente da unidade é bastante baixo.
O capacitor eletrolítico tem uma tensão de trabalho de pelo menos 16 V e o transformador fornece corrente de pelo menos 50 mA.
Para o caso de aproveitarmos um amplificador que tenha uma tensão disponível acima de 12 , podemos usar o Circuito da figura 3.
Neste circuito, R é calculado da seguinte forma:
R = (V - 9)/0,02
Onde: R é a resistência que o resistor deve apresentar em ohms
V é a tensão disponível na fonte do amplificador.
A dissipação deste resistor será dada por:
P = R x 0,004
MONTAGEM
Começamos por fornecer o diagrama completo do nosso aparelho na figura 4.
A montagem deve ser feita numa placa de circuito impresso cujo desenho e é mostrado na figura 5.
Todos os resistores são de 1/8 W, o capacitores eletrolíticos para 12 V ou mais, e os demais capacitores pode ser cerâmicos plate ou disco, para se obter uma montagem mais compacta.
PROVA E USO
O aparelho é ligado diretamente no controle de volume (entrada) de qualquer rádio ou televisor. O primeiro passo na instalação é identificar este componente.
O negativo da alimentação passa a ser comum ao negativo do aparelho que fornece sinal.
Se o fio de ligação ao aparelho for longo, precauções com a blindagem devem ser tomadas, com a finalidade de se evitar a captação de zumbidos.
A saída deve ser ligada à entrada de um amplificador estereofônico, com a potência que o leitor quiser.
Se a escuta for em fone, um amplificador de até 500 mW serve.
Para alimentar caixas acústicas, dependendo do tipo, potências maiores devem ser usadas. Uma possibilidade importante consiste no uso dos 500 mW para alimentar caixas miniatura do tipo que é usada com walkman e computadores.
A alimentação do amplificador é independente da fonte de sinal.
Na figura 6 damos uma primeira possibilidade de uso com rádio FM do tipo monofônico, com as ligações completas.
Uma única fonte pode ser usada para alimentar o amplificador e o sistema pseudoestéreo.
Para o rádio teremos uma fonte separada se sua tensão não for a mesma do amplificador.
Na figura 7 temos a utilização do sistema com um televisor comum.
O sinal é retirado do controle de voluma do televisor, já que neste ponto ele aparece na saída do detector praticamente sem distorções.
A retirada do jaque de fones não é recomendada, pois neste ponto o sinal já passou pelo amplificador local podendo apresentar alguma distorção.
Finalmente, na figura 8 temos a utilização do sistema com um amplificador estereofônico comum que passará a ser “pseudoquadrifônico”.
Lembramos que a ideia básica da quadrifonia consiste em envolver o ouvinte com 4 fontes de som, em lugar de duas como no estéreo, para aumentar a sensação de envolvência .
Existem muitas controvérsias a respeito da eficiência do processo, pois muitos alegam que, afinal, só temos dois ouvidos...
Assim, numa gravação verdadeira em quadrifônico (existem decodificadores especiais para este tipo de gravação), são usados nos estúdios 4 microfones que correspondem às quatro posições que as caixas acústicas terão na sala do ouvinte.
Assim, o som passa a ser reproduzido com uma sensação de envoIvência igual a que seria conseguida no ambiente original, como -se o leitor estivesse no local dos músicos.
Veja também que a possibilidade de se empregar um amplificador adicional, aumentando assim a potência do seu sistema, é muito mais interessante neste caso, pois não se trata simplesmente de uma soma, mas de uma soma com um efeito especial adicional.
Na utilização do aparelho, é muito importante manter todos os terras ligadas a um ponto comum, ligar tudo com cabos blindados para que não ocorram captações de zumbidos ou outros problemas desagradáveis.
No caso de sistemas de som, pode-se retirar o sinal da saída auxiliar ou de gravação sem problemas de distorção.
Nesta saída o sinal tem intensidade suficiente para excitar bem o seu sistema de decodificação quadrifônico.
Feita a montagem, instale o aparelho definitivamente numa caixa de boa aparência.
Cl-1 - TDA3810 - Circuito integrado de simulador de estéreo
C1, C5 - 47 ,uF x 12 V - capacitores eletrolíticos
C2 - 4, 7 uF x 12 V - capacitor eletrolítico
C3 - 1 nF - capacitor cerâmico ou poliéster
C4 – 10 uF x 12 V - capacitor eletrolítico
C6, C7 - 220 nF - capacitores cerâmicos
J1, J2, J3 - jaques de acordo com as saídas e entradas de sinal
R1, R2, - resistores – 82 k- (cinza, vermelho, laranja)
R3 – 39 k - resistor (laranja, branco, laranja)
R4, R5 – 33 k - resistores (laranja, laranja, laranja)
R6, R7, R8 – 47 k - resistores (amarelo, violeta, laranja)
Diversos: placa de circuito impresso, caixa para montagem, fios blindados,
fios, material para a fonte de alimentação, etc.