rádios não possuem boa sensibilidade na faixa de AM ou FM, o que resulta numa recepção ruim, principalmente em localidades com estações fracas. Para estes casos, uma solução que pode ser experimentada consiste na utilização de um reforçador ou "booster" que será intercalado entre a antena e a entrada do rádio. Neste artigo descrevemos um aparelho deste tipo.
O reforço do sinal captado pela antena pode ser uma solução para problemas de recepção deficiente em rádios de carro. No entanto, não se trata de solução universal.
Para que tenhamos resultados satisfatórios com este recurso, é preciso antes de tudo que o sinal chegue à antena do carro com intensidade suficiente para estar acima do nível de ruído.
Isso é necessário porque se o sinal estiver com intensidade muito próxima à do ruído de fundo, o uso de um reforçador também aumentará o ruído e não teremos uma boa qualidade de recepção.
Assim, se no seu receptor a estação chega, mas com pequena intensidade e sinal limpo, o uso de um reforçador pode ser uma boa solução para melhorar a qualidade de som.
O reforçador consiste numa etapa amplificadora transistorizada que aumenta a intensidade dos sinais captados pela antena antes de serem aplicados ao rádio.
Para que este amplificador funcione apropriadamente não basta um simples circuito com transistores.
Além da escolha de transistores com bom ganho e baixo nível de ruído, a própria instalação do aparelho exige cuidados especiais para que ruídos gerados no próprio sistema elétrico do veículo não sejam captados e amplificados indevidamente.
O CIRCUITO
O que temos neste projeto é uma única etapa de amplificação aperiódica, ou seja, um circuito que não é sintonizado para operar numa frequência única, mas sim numa larga faixa de frequências que vai desde o AM, passando pelas ondas curtas, até a faixa de FM.
Para esta etapa utilizamos um transistor de RF de alto ganho e baixo nível de ruído, empregado em receptores de FM e mesmo seletores de TV.
A configuração é de emissor comum, e a alimentação vem da própria bateria do carro. O indutor mais o capacitor C2 desacoplam a alimentação, evitando que ruídos do sistema de ignição possam atingir o circuito e com isso causar problemas no receptor.
Será importante que a montagem do sistema seja feita em caixa metálica devidamente aterrada (ligada ao chassi do veículo), para que seja evitada a captação de ruídos.
Pelo mesmo motivo, as conexões da antena ao amplificador e do amplificador ao rádio deverão ser blindadas.
O circuito completo do reforçador de sinais é mostrado na figura 1.
MONTAGEM
Na figura 2 temos o aspecto da placa de circuito impresso.
Observe que o transistor utilizado tem disposição de terminais diferente do convencional.
O choque de RF é feito enrolando-se aproximadamente 100 espiras de fio fino (30 ou 32AWG) numa fôrma de 0,5 cm com núcleo de ferrite de 1 cm aproximadamente de comprimento. Também pode ser usado um microchoque comercial de 100 µH.
Os resistores são todos de 1/8 W ou ¼ W e os capacitores devem ser cerâmicos de boa qualidade.
Para a alimentação deixamos dois fios comuns, que passam por furos na caixa, e para a entrada de antena deixamos um jaque RCA, Para a conexão ao terminal de antena no carro usamos um pedaço de fio com plugue RCA (de acordo com a entrada do carro) ou então um jaque RCA com o emprego de um cabo de extensão com dois plugues RCA.
A blindagem dos cabos deve ser ligada ao negativo da fonte ou chassi para que não ocorra a captação de ruídos, principalmente do sistema de ignição.
INSTALAÇÃO
O fio preto da alimentação é ligado a qualquer ponto do chassi, podendo ser aproveitado o parafuso de fixação da caixa. Já o fio vermelho deve ser ligado a qualquer ponto que , tenha acesso ao positivo da bateria.
Para provar o circuito é só ligar a alimentação e fazer as conexões ao rádio e à antena. Se o nível de ruído também aumentar na sintonia da estação visada, então é sinal que o amplificador não é a solução, pois o sinal realmente chega numa intensidade insuficiente para excitar o circuito.
Q1 - BF939 - transistor NPN de RF
Ll1- ver texto
R1 – 120 k - resistor (marrom, vermelho, amarelo)
R2 – 27 k - resistor (vermelho, violeta, laranja)
R3 - 1k5 - resistor (marrom, verde, vermelho)
R4 - 22 Ω - resistor (vermelho, vermelho, preto)
C1, C3 – 220 pF - capacitores cerâmicos
C2 – 100 nF - capacitor cerâmico
Diversos: placa de circuito impresso, caixa para montagem, jaque e plugues
RCA, fios blindados, solda etc.