O ionizador que descrevemos funciona com a tensão de 12V obtida da bateria do carro e pode ajudar no sentido de evitar desconfortos e mal-estares em pessoas sensíveis ou alérgicas.


Características:

Tensão de alimentação: 12 a 14 Volts
Corrente de alimentação: 300 a 500 mA
Tensão de ionização: 1 500 a 8 000 volts
Carga dos íons: negativa

COMO FUNCIONA
O circuito consiste num inversor que utiliza o integrado 4093 e um transistor de  potência como elementos básicos. Uma das portas do 4093 (CI-1a) funciona como um oscilador de alguns quilohertz, freqüência esta que é determinada por R2 e C1. Esta freqüência pode ser ajustada no sentido de se obter maior rendimento com os demais componentes usados, compensando suas tolerâncias, através de P1. O sinal retangular gerado por este oscilador é amplificado digitalmente pelas outras três portas do CI que são ligadas em paralelo. Temos então na saída um sinal de intensidade suficiente para excitar um transistor de potência.

Este transistor precisa suportar uma tensão máxima entre o coletor e emissor algo elevada em vista da tensão de retorno gerada pela carga fortemente indutiva que alimenta.Esta carga consiste num transformador comum invertido que gera tensões de pico da ordem de uns 250 V. Na saída deste transformador temos um multiplicador de tensão com diversos diodos e capacitores, obtendo-se então uma tensão negativa de alguns milhares de voltas, a qual é aplicada no eletrodo de ionização. Este eletrodo, aproveita o efeito das pontas, consistindo numa agulha ou alfinete. 
  

MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do ionizador.



Figura 1 – Diagrama do ionizador.


Na figura 2 mostramos a disposição dos seus componentes numa placa de circuito impresso.



Figura 2 – Placa de circuito


O transformador tem primário de 110V ou 220 V e secundário de 12 V com correntes entre 250 mA e 300 mA. Os capacitores C3 a C9 são do tipo cerâmico ou poliéster com pelo menos 400 V de tensão de trabalho. O transistor de potência deve ser montado num radiador de calor, pois tende a aquecer levemente quando em funcionamento.. O eletrodo X1 é um alfinete comum e os resistores são de 1/8W com 5% ou mais de tolerância. O fusível na entrada de alimentação é importante como elemento de proteção.
  

PROVA E USO
Para a prova, basta ligar o aparelho numa fonte de 12V com pelo menos 1A de corrente. Deve ocorre um pequeno zumbido indicando sua operação, e aponta do alfinete pode até brilhar levemente com luz azulada indicando a ionização. O cheiro característico do ozônio deve ser sentido em algum tempo. Comprovado o funcionamento, basta fechá-lo numa caixa e fazer sua instalação no carro. Coloque uma chave com um LED indicador para não esquecê-lo ligado.
  



LISTA DE MATERIAL
Semicondutores:
CI-1 - 4093B - circuito integrado CMOS
Q1 – TIP31C ou equivalente - transistor NPN de potência
D1 a D7 – 1N4004 ou equivalentes- diodos de silício

Resistores: (1/8W, 5%)
R1  - 1 k ohms – marrom, preto, vermelho,
R2  - 470 ohms – amarelo, violeta, marrom
P1 – 47k ohms - trimpot

Capacitores:
C1 – 22 nF – poliéster ou cerâmico
C2 – 1 000 uF x 16 V - eletrolítico
C3 a C7 - 22nF x 400V ou mais – cerâmico ou poliéster

Diversos:
T1 –Transformador - ver texto
F1- 2A  - fusível
X1- eletrodo - ver texto

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, soquete para o circuito integrado, fios, solda, radiador de calor para o transistor, suporte de fusível, etc.

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