Um equipamento obrigatório em veículos é o alerta sonoro de ré, um aviso sonoro que entra em ação quando colocamos a marcha-a-ré. Neste artigo damos um projeto simples para este equipamento que pode ser facilmente adaptado nos veículos que não o possuam como original de fábrica.
Descrevemos neste artigo um simples alerta de ré que usa apenas um circuito integrado de baixo custo e aciona um buzzer com boa intensidade sonora.
O circuito é facilmente adaptado a qualquer carro e o transdutor é resistente a ação do tempo o que é muito importante numa aplicação automotiva.
O tom emitido é algo agradável e tanto sua freqüência como intermitência podem ser modificadas. O consumo da unidade é extremamente baixo, da ordem de 5 mA o que significa que não há gasto adicional da energia suprida pela bateria ao sistema de luzes de ré que normalmente também são acionadas.
CARACTERÍSTICAS
- Tensão de alimentação: 12 V
- Corrente drenada: 5 mA (tip)
COMO FUNCIONA
Quando as luzes de ré são acionadas, o circuito é alimentado e o oscilador formado por CI-1A entra em ação. Este oscilador é lento, e sua freqüência é dada por R1 e Cl. Ele determinará a cadência dos bips que serão produzidos pelo transdutor.
Este oscilador controla uma segunda porta que opera como oscilador de áudio e cuja freqüência depende tanto do ajuste de P1 como do valor de C2.
Este trimpot deve ser ajustado para freqüência de maior rendimento do buzzer usado, em torno de 4 kHz para os comuns.
O sinal de áudio intermitente é aplicado às outras duas portas do mesmo integrado que funcionam como amplificadores "buffers" digitais excitando então diretamente o pequeno transdutor piezoelétrico cerâmico.
Neste transdutor de bom rendimento, bastante compacto e que pode ser facilmente preso em qualquer parte do carro na sua traseira temos a reprodução do sinal de áudio.
MONTAGEM
Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.
Para o circuito integrado sugerimos a utilização de um soquete DIL de 14 pinos. Os resistores são de 1/8 W e os eletrolíticos são para 16 V ou mais de tensão de trabalho.
O conjunto pode ser instalado numa pequena caixa plástica e esta ficará junto a instalação das A luzes de ré.
PROVA E USO
Na figura 3 temos o modo de se fazer a ligação do aparelho a instalação do carro.
O ponto de zero volt pode ser feito por meio de parafuso em qualquer lugar do chassi. A O ponto A é ligado junto ao ponto em que temos o acionamento das luzes de ré.
Uma vez feita a instalação acione o sistema de luzes de ré e ajuste o trimpot para obter o tom mais forte.
Se quiser modificar a intermitência altere o valor de C1 que pode ficar entre 220 nF (mais rápido) até 2,2 uF (mais lento).
Semicondutores:
CI-1 - 4093 - circuito integrado CMOS
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 - 2,2 M ohms
R2 -10 k ohms
P1 - 100 ~k ohms - trimpot
Capacitores:
C1 - 0,47 HF - eletrolítico
C2 - 47 nF - cerâmico ou poliéster
C3 - 10 uF - eletrolítico
Diversos:
BZ - Transdutor Piezoelétrico de qualquer tipo, placa de circuito impresso, caixa para montagem, suporte para o integrado, fios, solda, etc.