Uma tarefa bastante desagradável para o técnico reparador ou montador de aparelhos eletrônicos é a colocação de parafusos em lugares de difícil acesso.
O parafuso não pode ser seguro em posição para que a chave de fendas ou Philips o acesse e firme-o nas primeiras voltas.Esta operação, que pode ser causa de grande perda de tempo pode ser facilitada de duas formas:

a) A primeira consiste em se ter uma ferramenta magnetizada que "segure" o parafuso de modo que ele possa ser colocado em posição, conforme mostra a figura 1.



Figura 1 – Utilizando uma ferramenta magnetizada.



Uma ferramenta magnética pode ser obtida com o magnetizador mostrado na figura 2


Figura 2 – Construindo um magnetizador de ferramentas.


A bobina é o enrolamento primário de um transformador comum de alimentação sem núcleo. Apertando por alguns instantes a chave S1 e colocando a ferramenta no interior da bobina ela vai se magnetizar.

b) Outra solução, para o caso de parafusos de materiais não ferrosos e que portanto não são atraídos pelos imãs ou ferramentas magnetizadas é mostrada na figura 3.



Figura 3 – Colocando duas presilhas numa chave de fendas.


Ela consiste em se preparar (ou deixar preparada) uma ferramenta com duas pequenas presilhas que seguram o parafuso em posição de encaixe. Dando as primeiras voltas depois de encaixar o parafuso, a ferramenta pode ser retirada e depois usada uma chave comum pois o parafuso já se encontra fixo.