Uma vez esgotadas, as pilhas comuns não podem ser recuperadas totalmente ou recarregadas. Existem os tipos de pilhas que podem ser recarregadas como os de Nicad em que temos a indicação no invólucro "Rechageable" (recarregável) para os tipos importados. Fazendo circular uma corrente em sentido contrário ao normal por um tempo que varia entre 12 e 16 horas estas pilhas podem ser totalmente recarregadas.Na figura 1 temos um circuito de carregador de pilhas pequenas, médias e grandes de NICAD.
Figura 1 – Circuito carregador x recuperador de pilhas
Este circuito permite que até 6 pilhas ligadas em série sejam recarregadas totalmente. No entanto, para pilhas comuns, este circuito também pode ser usado no sentido de fazer uma "reativação" das substâncias que ainda podem fornecer um pouco de energia e assim prolongar sua vida útil. Podemos dizer que este circuito funciona como um prolongador de vida útil de pilhas. Assim, uma vez que uma pilha dê sinais de esgotamentos, podemos recuperar sua capacidade de fornecer energia por mais algum tempo, deixando-as por tempos entre meia hora e duas horas neste aparelho. Muito cuidado deve ser tomado no sentido de se evitar vazamentos. Se alguma pilha der sinais de "inchaço" ou ainda apresentar aquecimento e sinais de vazamento, ela deve ser retirada do aparelho de reativação e recuperação e deve ser jogada fora.
As demais pilhas, deixadas neste aparelho podem perfeitamente funcionar várias horas a mais em aparelhos de baixo consumo como rádios, calculadoras, relógios e outros que não usem motores ou lâmpadas, se colocadas neste aparelho. Nos aparelhos de alto consumo tais como lanternas e brinquedos, a reativação funciona, mas o tempo que se consegue de prolongamento de sua vida útil é bem menor dado o próprio regime de sua operação.