O principal problema que ocorre com pequenos fones de ouvido é a interrupção de seu circuito em algum ponto. A prova de continuidade permite verificar se a causa de não funcionamento é a interrupção do circuito. Uma vez, verificada ser esta a causa o técnico pode verificar em que ponto do circuito se encontra o problema. Se for no plugue, normalmente basta a ressoldagem do fio ou a troca do plugue se ele se apresentar com problemas.Se for no cabo, já demos algumas indicações de como proceder e como localizar o ponto de interrupção.
Se for no próprio fone temos as seguintes possibilidades:


a)Uma delas está no escape da unidade reprodutora que é mostrada na figura 1



Figura 1 – verificando a cápsula de um fone.


Esta unidade é apenas encaixada na base e eventualmente movimentos bruscos do fone, quedas ou batidas podem fazer com que ela saia, chegando em alguns casos a ficar solta dentro da carcaça do fone.Se o problema for este basta encaixar com cuidado no local de funcionamento a unidade e o fone volta a funcionar normalmente.


b) Interrupções elétricas
Observando com cuidado o ponto de conexão da bobina móvel da cápsula do fone o leitor pode verificar se existe interrupção.Se isso acontecer, com muito cuidado, a conexão pode ser refeita, utilizando-se, para esta finalidade um soldador com ponta muito fina. Se o fio esmaltado precisar ser raspado isso deve ser feito com uma lâmina de barbear com muito cuidado, pois trata-se de fio extremamente fino. Se a interrupção for interna, ou seja, na própria bobina, a reparação é praticamente impossível. No caso, a unidade pode ser trocada já que existem essas unidades separadas à venda.


c) Problemas de deformações ou sujeiras.
As deformações na cápsula podem impedir a reprodução do som, causar distorções ou ainda perda de rendimento. Neste caso.No entanto, se algum corpo estranho for a causa do problema, impedindo a livre movimentação do diafragma ou da bobina, com muito cuidado ele pode ser removido. Deve-se ter especial atenção para que nesta operação as espiras da bobina não sejam atingidas, pois isso pode causar curtos ou interrupções que estragam definitivamente a cápsula.