Um problema bastante comum dos alto-falantes é o escape dos terminais de conexão da bobina móvel junto aos terminais de saída conforme mostra a figura 1.
Figura 1 – Fio do terminal do alto-falante solto.
Quando isso ocorre, a corrente na bobina móvel não pode circular e o alto-falante deixa de funcionar. A solução para este tipo de problema é simples, bastando ressoldar os terminais nas suas posições de funcionamento. Outro problema ocorre quando o cone do alto-falante sofre rasgos ou cortes caso em que, além da perda de potência temos também o aparecimento de fortes distorções no som reproduzido. Neste caso, uma cola forte apropriada como a Super-Bonder pode ser usada conforme mostra a figura 2.
Figura 2 – Reparação do cone de papelão
Se o corte ou rasgo estiver na suspensão do alto-falante que deve manter flexibilidade uma emenda é problemática, pois além de afetar o funcionamento do alto-falante está num lugar frágil podendo facilmente ser desfeita pela própria oscilação do cone.Na figura 3 mostramos um exemplo de rasgo na suspensão do cone de um alto-falante.
Figura 3 – Reparação da suspensão de um alto-falante.
Se o alto-falante for do tipo de alto custo como, por exemplo, um woofer de preço elevado de alta potência de equipamento de alta fidelidade, a recuperação deve ser feita por oficinas especializadas.Nas grandes cidades existem muitas oficinas de recuperação de alto-falantes que possuem peças (novos cones) e também ferramentas que permitem trocar todo o conjunto danificado. Observamos que a troca do cone de um alto-falante com problemas é viável mas exige muito cuidado e conhecimento, além de ferramentas apropriadas que garantem a centralização correta da bobina, sem o que seu funcionamento normal não pode ser recuperado. A interrupção da bobina móvel de um alto-falante também pode ser corrigida, mas a maior dificuldade está na desmontagem do componente, o que deve ser feito com extremo cuidado. Na remontagem, se for cometido qualquer desvio de centralização, a fidelidade de reprodução fica comprometida.