Grande parte dos aparelhos eletrônicos utiliza caixas plásticas que podem facilmente rachar, quebrar ou ainda apresentar pontos de fraturas que aumentem sua possibilidade de uma quebra. Uma boa cola pode servir para sanar o problema, mas em alguns casos pode-se improvisar, no caso das caixas mais grossas, com a soldagem, conforme mostra a figura 1.



Figura 1 – Remendando caixas plásticas.


Na figura mostramos como a realização de pequenos sulcos transversais com a ponta do soldador podem fazer a emenda ou cola de uma rachadura de caixa.  O leitor deve limpar muito bem a ponta do soldador depois desta operação, usando uma esponja de aço, de modo a remover qualquer vestígio de plástico que produz uma fumaça altamente tóxica. Usando pedaços de plásticos aproveitados de brinquedos velhos, objetos quebrados ou mesmo outras caixas também podem ser feitos remendos, conforme mostra a figura 2.



Figura 2 – Uma emenda com pedaço de plástico.


Esses remendos reforçados podem ser muito interessantes no sentido de se obter um bom reparo de caixas, mas devem ser feitos pelo lado interno, para não aparecerem.