Transformadores de FI e bobinas osciladoras são componentes bastante delicados que estão sujeitos a falhas devido a corrosões, soldas frias ou interrupções de ligações que eventualmente podem ser recuperadas. O problema mais comum que ocorre com pequenos transformadores e bobinas é a interrupção do fio junto ao terminal de ligação, conforme mostra a figura1.



Figura 1 – Reparando uma conexão de terminal em transformador ou bobina de FI.


Esta interrupção ocorre porque neste local o calor do processo de soldagem, o eventual uso de substâncias corrosivas para limpeza tornam o fio mais frágil. O próprio ataque de substâncias estranhas que penetrem no transformador é mais provável justamente neste ponto. Para recuperar o componente é preciso raspar o fio de cobre no ponto de interrupção (com muito cuidado, pois  geralmente ele é muito fino) e refazer a soldagem, usando para esta finalidade um ferro de ponta bem fina. Para detectar externamente se a bobina está interrompida pode-se usar o multímetro. Na figura 2 mostramos como deve ser retirado um componente deste tipo e como deve ser feita sua abertura, dobrando-se as pequenas abas que fixam o suporte na caneca de blindagem.



Figura 2 – Retirando e abrindo uma bobina ou transformador de FI de rádios transistorizados e outros equipamentos semelhantes.


Se a bobina estiver interrompida em outro ponto que não seja o de conexão ao terminal, o leitor mais habilidoso pode refazer essa bobina. Para isso, deve contar o número de voltas que ela contém e obter um fio de mesma espessura. Raspando a extremidade no ponto de conexão, solde-o e depois de enrolar o número de espiras necessário, solde a outra extremidade. Se o fio usado for muito fino e a bobina tiver muitas espiras a melhor solução pode estar na troca do componente por outro de mesmas características.